Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Comitê Extraordinário Covid-19 mantém macrorregião Centro-Sul na onda verde

Com a aproximação do pico da pandemia do coronavírus em Minas Gerais, previsto para o dia 15/7, o Comitê Extraordinário Covid-19 decidiu, durante reunião realizada na quarta-feira (01/07), manter a macrorregião Centro-Sul, juntamente com outras 10 regiões do estado, na onda verde do plano Minas Consciente, quando é permitida a abertura somente de serviços essenciais, a exemplo de padarias, supermercados e farmácias.

A macrorregião de saúde Centro-Sul é formada pelas microrregiões de saúde de Barbacena, Congonhas, Conselheiro Lafaiete e São João del Rei, onde estão inseridos 51 municípios com população estimada em mais de 750 mil habitantes.

Também durante a reunião, ficou definida a suspensão temporária da onda amarela do plano Minas Consciente, e mantida as macrorregiões Leste do Sul, Norte e Sul, que apresentam taxa de ocupação de leitos controlada até o momento, na onda branca por mais uma semana, com funcionamento de atividades como autoescolas, lojas de artigos esportivos e floriculturas.

Além do crescimento da doença, a mudança da metodologia que avalia os números de casos e a contagem de leitos no estado motivou a decisão do grupo técnico de manter todas as macrorregiões de Saúde nas ondas definidas na semana passada, sem avanços ou retrocessos. O objetivo é avaliar os números sem a interferência provocada por uma alteração.

A adoção da nova metodologia de coleta de dados para o boletim epidemiológico da covid-19 foi anunciada na última sexta-feira (26/6) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). A alteração facilitou a comunicação entre municípios e Estado, conferindo mais agilidade e transparência às informações apresentadas.

O  plano Minas Consciente foi criado pelo Governo de Minas para promover a retomada gradual das atividades econômicas no estado. No plano, as atividades econômicas são setorizadas em quatro “ondas” (onda verde – serviços essenciais; onda branca – primeira fase; onda amarela – segunda fase; onda vermelha – terceira fase), a serem liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença.

As mudanças de ondas são avaliadas semanalmente pelo Comitê Extraordinário Covid-19. Além do governador e de todo o secretariado do Executivo mineiro, o grupo, criado especialmente para monitorar o avanço da epidemia no estado, conta com representantes do Ministério Público do Trabalho, do Ministério Público de Minas Gerais, da Defensoria Pública, do Tribunal de Contas do Estado, entre outros órgãos estratégicos.

Fonte pesquisada:: Agencia Minas/ foto (arquivo) Januário Basílio.

Leia também:

SECRETARIA DE SAÚDE DE BARBACENA CONFIRMA DEZ NOVOS CASOS DE CORONAVÍRUS