Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz
Banner grande BQHost 2

Comitiva da Diretoria de Saúde da Aeronáutica visita instalações da ES-BQ na EPCAR

Brig Cloer visitou instalações do Esquadrão de Saúde e participou de reuniões com o efetivo do Esquadrão e também da Guarnição de Barbacena

A comitiva da Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA) realizou visita técnica, nesta terça-feira (29), ao Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ). Liderada pelo Brigadeiro Médico Cloer Vescia Alves, Subdiretor de Perícias Médicas e Subdiretor Técnico daquela Diretoria, a comitiva percorreu as instalações e aprofundou acerca do trabalho que é desenvolvido pelo Esquadrão nas áreas administrativa, médica, odontológica e fisioterápica, além de viabilizar ações para a reestruturação do Sistema de Saúde da Aeronáutica (SISAU) e para a implementação da Telemedicina e do Sistema Informatizado de Medicina Pericial, em âmbito local. Na oportunidade, pela manhã, o oficial-general discorreu exclusivamente ao efetivo do ES-BQ sobre a atuação dos profissionais da saúde e, na parte da tarde, apresentou aos chefes de divisão e representantes do efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ) a reformulação e a modernização do SISAU que está em implantação. Esta reunião foi restrita a presença de representantes para que fossem cumpridos os protocolos sanitários previstos para o atual momento de pandemia.

Comandante do ES-BQ, o Tenente-Coronel Médico Márcio Mattos Pinheiro destacou que esta integração entre os órgãos superiores com as várias organizações médicas da Força Aérea Brasileira (FAB) é altamente favorável, pois projetará o Esquadrão de Saúde de Barbacena nas melhores condições de assistência aos integrantes das Forças Armas. “Esta ação é benéfica aos usuários, pois é uma oportunidade para que as realidades das unidades mais isoladas sejam apresentadas, assim como, se possa ter a atualização e o conhecimento sobre a perspectiva de inclusão do ES na atual modernização do SISAU”, enfatizou.

O Brigadeiro Cloer apresentou, em um momento que contou com a participação de alguns representantes do efetivo da GUARNAE-BQ, a reestruturação que a saúde dentro do Comando da Aeronáutica (COMAER) vem vivenciando, através da implantação de várias tecnologias e modernizações que, em breve, serão vivenciadas por todos os integrantes do Sistema de Saúde. O Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes esteve presente neste momento e, incluindo-se como um destes usuários, enfatizou que a excelência na gestão da saúde na Aeronáutica proporciona tranquilidade e segurança a todos os usuários que se beneficiam dos atendimentos. “A saúde da Aeronáutica possui hoje cerca de 300 mil beneficiários e isso leva a desafios muito grandes. Quando um usuário procura o hospital, ele já está numa situação de fragilidade e o trabalho da DIRSA que hoje percebemos visa cada vez mais um melhor acolhimento aos nossos usuários. É muito importante para todos nós que não trabalhamos na área da saúde, que somos meros usuários, ter a certeza que os gestores da saúde da Força Aérea estão buscando essa melhoria”, disse o Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), que também é o Comandante da GUARNAE-BQ.

Esta é a primeira vez que o Brigadeiro Cloer Vescia Alves visita as instalações do Esquadrão de Saúde de Barbacena. Sempre atento às necessidades das organizações de saúde subordinadas, o oficial-general destacou que o ES-BQ vem recebendo as devidas modernizações e adequações conforme sua demanda e que o mesmo está seguindo, junto aos grandes centros, com a reformulação e a reestruturação do Sistema de Saúde da Aeronáutica. “Saio daqui muito satisfeito com o trabalho que vem sendo realizado. A proposta de melhoria de processos que está sendo trazida pela reestruturação associada a um corpo clínico resolutivo altamente profissional, como nós já temos aqui, aliada a infraestrutura que está em boas condições, temos a convicção que estes são os ingredientes que somados a liderança, ao engajamento, ao comprometimento e a dedicação aqui identificados no efetivo, proporcionarão que este Esquadrão de Saúde de Barbacena esteja nas melhores posições do ranking das nossas organizações de saúde do Sistema da Aeronáutica nos próximos anos”, destacou, deixando uma mensagem específica aos usuários do ES-BQ. “A mensagem é de melhoria contínua e de um sistema que entregue cada vez melhores resultados em saúde para todos”, finalizou.

ASSINATURA e MARCO COMEMORATIVO

Durante a visita, o Brigadeiro Médico Cloer Vescia Alves e o Tenente-Coronel Médico Márcio Mattos Pinheiro assinaram o Pacto de Gestão celebrado entre a Diretoria de Saúde e o Esquadrão de Saúde de Barbacena.

Ainda, foi inaugurada uma placa e realizado o plantio de uma árvore como marco comemorativo da implementação do Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS) em Barbacena.

Fonte: Seção de Comunicação Social-EPCAR.

Leia também:

PROVA ESCRITA PARA O CPCAR-2022 ACONTECE NESTE DOMINGO, EM BARBACENA