Net Rosas Banner Grande
Unimed Banner Grande
BQHost Banner Grande
Barbacena Shopping

Congonhas utiliza armadilhas para combater a proliferação do Aedes Aegypti.

Para combater o Aedes aegypti, a Prefeitura de Congonhas adotou o uso de ovitrampas, armadilhas que ajudam evitar a proliferação do mosquito. Foram instalados 128 equipamentos, em 58 bairros de Congonhas, que são monitorados semanalmente pela equipe do Departamento de Fiscalização e Vigilância em Saúde. Em outubro, o levantamento indicou uma amostra de 3.445 ovos, sendo 57 classificados como positivos. Durante o período chuvoso, a proliferação do inseto aumenta. Por isso, a população deve contribuir para a prevenção às doenças de dengue, Chikungunya e Zika Vírus, eliminando objetos que possam acumular água.

As ovitrampas simulam o ambiente para a procriação do Aedes aegypti. Um recipiente, que se assemelha a um vaso de planta, é preenchido com água e levedo de cerveja (que atrai as fêmeas do inseto). Também é colocada uma palheta de madeira, para que as fêmeas botem os ovos. As agentes de combate a endemias instalam as armadilhas nas casas e, após uma semana, recolhem as amostras, que são analisadas por meio de microscópio. Após a contagem de ovos, as armadilhas são reinstaladas.

Entre os objetivos do uso do equipamento estão: monitorar, em todos os períodos do ano, a dispersão do Aedes aegypti para intensificar as estratégias de controle desse vetor antes da ocorrência de casos de dengue, Chikungunya e Zika Vírus; e avaliar o impacto das aplicações de Ultra Baixo Volume (UBV).

O Município conta com um trabalho intersetorial de combate ao Aedes aegypti. As agentes de combate a endemias e de saúde, passam pelas casas orientando os moradores sobre os cuidados que se deve tomar para eliminar possíveis criadouros do mosquito. Uma equipe de mobilização social também passa por instituições de ensino, empresas, organizações, entre outros, para conscientizar jovens e adultos sobre esse problema de saúde pública. Outras iniciativas também contribuem para a prevenção às doenças provocadas pelo inseto, como a Coleta Seletiva e a fiscalização de lotes sujos.

Saiba como evitar a proliferação do Aedes

A população deve eliminar objetos que podem acumular água. É importante manter a caixa d’água sempre limpa e totalmente tampada; fechar tonéis e tanques de armazenamento de água; eliminar os pratinhos de vasos de plantas; manter os bebedouros de animais domésticos limpos e escovados; e manter piscinas sempre em uso e devidamente tratadas; manter as calhas livres de entupimentos para evitar acúmulo de água.

Também é preciso armazenar e destinar o lixo corretamente, mantendo o recipiente sempre fechado. Além disso, não se deve descartar o lixo ou qualquer outro depósito que possa acumular água no quintal de casa ou de vizinhos, na rua e em lotes vagos.

Fonte: Prefeitura de Congonhas.

BQHost Banner Grande 2
Barbacena Shopping