Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

Contagem registra 34 casos prováveis de febre maculosa e três mortes

A Secretaria Municipal de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, registrou nesta sexta-feira (07) mais um caso suspeito de Febre Maculosa no município, totalizando 34 casos suspeitos, sendo que até o momento três casos da doença foram conformados pela Secretaria de Estado da Saúde e um segue em investigação.

Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Contagem, representantes do Ministério estará visitando o município a partir de hoje para acompanhar a situação. Os representantes irão percorrer locais da cidade para colher amostras dos terrenos onde pessoas alegaram terem sido picadas por carrapatos.

 

Secretaria de Saúde de Barbacena alerta sobre os perigos da febre maculosa

A Prefeitura de Barbacena, através da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde e Programas Sociais, orienta a população, nesta época de estiagem, sobre maior risco de proliferação da febre maculosa, doença transmitida por carrapatos contaminados com a bactéria Rickettsia rickettsii. Apesar do município não ter qualquer registro da doença, é preciso que a população fique atenta, sobretudo em razão de surto no município mineiro de Contagem e devido ao grande número de animais e áreas propícias (principalmente na zona rural) para proliferação.

Pessoas que frequentaram nos últimos 15 dias locais que possam ter carrapatos – como pastos, beiras de rio, terrenos com mato, entre outros – e apresentem sintomas como febre moderada ou alta, dor de cabeça, dores no corpo e manchas no corpo, principalmente na palma da mão e planta dos pés, é importante que procurem uma unidade de saúde mais próxima de casa.

Além disso, a Vigilância em Saúde destaca alguns cuidados importantes: 1) Evitar andar em locais onde existe concentração de cavalos; 2) Dar banho com carrapaticida nos animais; 3) Utilizar calça jeans e bota ao andar em pastos, baias e gramados infestados; 4) Utilizar roupas claras, pois facilita a localização do carrapato caso o mesmo esteja grudado nas roupas; 5) Verificar o corpo em intervalos de 2 horas; 6) Ao retirar o carrapato de um animal ou pessoa, o mesmo deve ser queimado para que não espalhe seu vírus no ambiente; e 7) Evitar caminhar em áreas conhecidamente infestadas por carrapatos.

A Vigilância em Saúde está à disposição da população, através do telefone (32) 3339-2189 ou diretamente no setor, que fica na Rua João Moreira Vidigal, 50, 3º andar, no bairro Pontilhão.

Fontes: SES e Prefeitura de Barbacena/Foto: Reprodução.

Leia também:

SOBE PARA 21 O NÚMERO DE CASOS SUSPEITOS DE FEBRE MACULOSA EM CONTAGEM