Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

Cultura e Cidadania Circula vai oferecer cinco oficinas e três espetáculos gratuitos

Janeiro mal terminou e o projeto Cultura & Cidadania Circula já definiu sua programação para os próximos dois meses. Entre oficinas e espetáculos, todas as iniciativas do projeto são gratuitas e estão acontecendo de maneira virtual.

Na última terça (2) teve início a oficina de “Fotografia com Smartphone”, com Mateus Baranowski. Inicialmente, seriam oferecidas 20 vagas para a oficina, mas, devido à alta procura, 30 participantes foram selecionados.

 

E o que vem por aí?

Até o dia 17, o Cultura & Cidadania estará recebendo inscrições para a oficina de “Ecobags”, com Marina Seif. Os alunos vão aprender a produzir ecobags e outros materiais personalizados com banners de eventos já realizados. Além de realizar discussões sobre redução de resíduos, sustentabilidade e reaproveitamento de materiais.

Já entre os dias 10 de fevereiro e 01 de março estarão abertas as inscrições para a oficina “Brincanectados – Jogos e Brincadeiras”, com o Grupo Serelepe. Voltada para pais, arte-educadores e professores, as aulas acontecerão nos dias 03, 04, 10 e 11 de março.

Seguindo a programação, o Grupo Girino ministrará a oficina “Fantoches e Dedoches”. As inscrições estarão abertas a partir do dia 22 de fevereiro e as aulas acontecerão entre os dias 15 e 18 de março.

Em março, Marina Seif volta ao Cultura & Cidadania para ministrar a oficina de Origami. As inscrições estarão abertas entre os dias 1 e 17 de março e as aulas terão início no dia 22.

Serão oferecidas 20 vagas para cada oficina.

 

E os espetáculos?

Os próximos espetáculos do Cultura & Cidadania Circula vão garantir ao público diversão, cultura e conscientização. O primeiro será o espetáculo “Pedro Malasartes e a Sopa de Pedra”, da Cia. Cinco Encena, de Barbacena.

O espetáculo é inspirado livremente nas histórias populares desse herói brasileiro. A peça conta com humor o que Pedro fez após receber de herança uma pedra de estimação, e convida o público a refletir sobre quantas vezes nos deparamos com um “Pedro Malasartes” e como a sua criatividade reflete nosso povo que, a cada dia, supera suas dificuldades mantendo sempre um sorriso no rosto.

“Pedro Malasartes e a Sopa de Pedra” estará disponível no canal do YouTube do Cultura & Cidadania no dia 27 de fevereiro, às 15h.

No dia 12 de março, o Cultura & Cidadania recebe o Grupo Serelepe apresentando o espetáculo “Brincanectados”, às 15h, no youtube do projeto. A apresentação é livre para todos os públicos. O espetáculo reúne canções e jogos tradicionais do Brasil e de países latino-americanos. Essas brincadeiras foram recolhidas no dia a dia de seus integrantes, por meio da memória da infância, da formação profissional e do encontro com brincantes deste mundo afora. O grupo se dedicou durante o período pandêmico a criar alternativas estéticas, transpondo a linguagem cênica-musical do palco para o vídeo, valorizando os aspectos sonoros, os ambientes das próprias casas e os movimentos como inspiradores para a performance.

No dia 19 de março é a vez do Grupo Girino entrar em cena com o espetáculo “Meu Ambiente”. O espetáculo, que também será exibido às 15h pelo YouTube, propõe uma reflexão sobre a importância de adotar práticas sustentáveis e reduzir o impacto socioambiental. A peça aborda questões como o desmatamento, monocultura, uso de agrotóxicos e contaminação da água. “Meu Ambiente” afirma valores e ações que contribuem para a preservação ecológica e sustentabilidade.

Na narrativa, os personagens terão que encontrar estratégias para reverter a devastação de uma floresta e seu habitat. Apresentando uma linguagem educativa e poética, o espetáculo utiliza o Teatro de Bonecos para alertar sobre as questões que afetam o futuro do nosso planeta.

 

Edição online

Junto aos desafios de promover as atividades do projeto no ambiente virtual vieram também as novas possibilidades de troca e conexão. “Estamos conseguindo contemplar alunos de diferentes cidades na mesma turma, o que permite um intercâmbio de experiências muito enriquecedor”, afirma a coordenadora do projeto, Lais Vitral.

Nesta edição do Cultura & Cidadania Circula, que teve início em novembro do ano passado, o projeto já beneficiou um público de mais de 1.200 pessoas. “Nos próximos três meses, nossa programação está bem intensa, com oito oficinas nas áreas de arte-educação, tecnologia e manualidades, e quatro espetáculos teatrais infantis no nosso canal do YouTube. Então tem atividade para todos os gostos e idades!”, reforça Vitral.

Além das atividades que já tem data marcada para acontecer, antes do final da temporada atual do Cultura & Cidadania, que será em abril, o projeto ainda vai oferecer mais três oficinas gratuitas de macramê, redes sociais e audiovisual. E todos os espetáculos exibidos ao longo dessa temporada, serão exibidos novamente! Fique ligado!

 

Cultura & Cidadania

O projeto Cultura & Cidadania Circula é uma realização da Vitral Bureau Cultural, com patrocínio da Marluvas Equipamentos Profissionais por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e produção de Lais Vitral.

Facebook: www.facebook.com/CulturaeCidadaniaCircula

Instagram: www.instagram.com/culturaecidadaniacircula

YouTube: www.youtube.com/culturaecidadaniacircula

Fonte: Cultura e Cidadania Circula.

Leia também:

PROFISSIONAIS DA LIMPEZA URBANA DE BARBACENA SÃO HOMENAGEADOS POR MORADORES