Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz
Banner grande BQHost 2

Dia da Intendência é comemorado durante solenidade militar na EPCAR

Canto da canção da Intendência, ordem do dia e desfile militar foram destaques na solenidade militar que celebra a data e homenageia os profissionais intendentes

Em solenidade realizada na última segunda-feira (23), no Pátio de Formaturas da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR),  celebrou o Dia da Intendência da Aeronáutica. A data é celebrada em todas as organizações militares do Comando da Aeronáutica (COMAER) sendo que, em 2021, marca os 76 anos de criação do Serviço de Intendência. Presidida pela Chefe da Divisão Administrativa (DA) da EPCAR, Tenente-Coronel Intendente Sheyla Fernandes Sales, a cerimônia ocorreu dentro da Parada Diária do Corpo de Alunos (CA) da Escola e contou com a presença de todos os oficiais intendentes que atuam na Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ) e de demais oficiais da instituição, dentre eles o Coronel Aviador Márcio João Zanetti, militar mais antigo presente e o Coronel Intendente Carlos Wilson Barra, oficial intendente mais antigo da GUARNAE-BQ. Estes dois últimos fazem parte do efetivo como Prestadores de Tarefa por Tempo Certo (PTTC).

A ordem do dia, que foi assinada pelo Diretor do Departamento de Financiamentos e Economia de Defesa, pelo Diretor de Administração da Aeronáutica e pelo Chefe do Centro de Controle Interno da Aeronáutica, destacou os avanços da intendência nestas mais de sete décadas, enaltecendo iniciativas, modernizações e a atuação de seus profissionais, pautada por atitudes inovadoras, dedicadas e comprometidas. A Divisão Administrativa é o setor que abarca a maior parte das atividades de intendência na EPCAR e coube à Tenente-Coronel Sheyla, chefe desta divisão, a leitura do documento durante a cerimônia. Destacando os grandes feitos pelos profissionais intendentes que já atuaram na Nascente do Poder Aéreo, a oficial enalteceu o árduo trabalho que é desprendido por todos os militares, em todos os setores que contemplam atividades de intendência. “Hoje comemoramos o dia da Intendência! Infelizmente em razão do momento em que estamos vivenciando, não conseguimos comemorar esta data como gostaríamos contando com a presença de todo o efetivo da Divisão Administrativa, Divisão de Pessoal, Divisão de Serviços Gerais e da Assessoria de Controle Interno. Do militar mais antigo ao mais moderno. Afinal, a intendência não é composta apenas pelos oficiais intendentes, mas por todos aqueles que executam os serviços de intendência, independentemente do seu quadro, especialidade, posto ou graduação”, discorreu.

Durante a solenidade, além da leitura da ordem do dia, os esquadrões pertencentes ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) desfilaram entoando a Canção da Intendência em homenagem à Intendência e aos intendentes.

 

DIA DA INTENDÊNCIA

A atividade de intendência é tão antiga quanto a instituição. Com a criação do Ministério da Aeronáutica, em 20 de janeiro de 1941, foi constituída uma comissão de orçamento e, ao mesmo tempo, foi criado um órgão para gerir os serviços de contabilidade e fazenda, orçamento, distribuição de verbas e créditos, além das tomadas de contas e pagamento em geral. Com a criação do Serviço de Fazenda da Aeronáutica, que contava com militares da Marinha e do Exército, foi criado o quadro de oficiais intendentes.

No contexto da Segunda Guerra, a atividade de intendência cresceu e reorganizou-se na instituição. Foram formados os primeiros profissionais na Escola de Intendência do Exército e nasceu o curso de oficiais intendentes na Escola de Aeronáutica, no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro. Finalmente, em 23 de agosto de 1945, pelo Decreto-Lei nº 7.892, foi constituído oficialmente o Serviço de Intendência da Aeronáutica – a data é celebrada até hoje como o Dia da Intendência.

foto-epcar-02jpg

Fonte: Seção de Comunicação Social-EPCAR.

Leia também:

CORONEL AVIADOR DANIEL CAVALCANTI DE MENDONÇA ASSUME COMANDO DA EPCAR