Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

DIA DA VITÓRIA DA II GUERRA MUNDIAL REVERENCIADA PELA EPCAR, EM BARBACENA

Pracinha João Rodrigues da Costa é homenageado pelo Brigadeiro Silva Mendes

A comemoração pelos 75 anos do final da Segunda Guerra Mundial foi marcada por uma emocionante homenagem da Escola Preparatória de Cadetes do Ar, na pessoa do Comandante Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo Silva Mendes, que conversou com o único pracinha vivo barbacenense, João Rodrigues da Costa, em contato online, em razão das restrições imposta pelo coronavírus.

O Brigadeiro Silva Mendes afirmou ao ex-pracinha: ” Senhor João, ao lhe prestar a continência, o comprimento nesta data pela sua atuação como rádio telegrafista durante a guerra. O senhor foi um dos mais jovens recrutados para aquele período. Teve que enfrentar o inverno europeu muito rígido e conseguiu vencer todas as dificuldades e os desafios. Então, o mundo e a população mundial em geral devem muito ao que o senhor e os seus colegas pracinhas fizeram na Itália”.

Emocionado, o Pracinha João Rodrigues da Costa o aparteou “Senhor Brigadeiro, eu lhe agradeço a sua gentileza de reconhecer isto. Fizemos o que pode ser feito, lutamos. Graças a Deus conseguimos vencer. Então, eu fico muito grato pela sua atenção, com a sua generosidade, falando com um simples soldado como eu, mas tenho a satisfação de receber o vosso cumprimento.

Concluiu o Brigadeiro Silva Mendes: “Muito obrigado, eu que agradeço ao senhor. O senhor sabe que recentemente eu acabei de ler um livro de Winston Churchill, em que ele fala em discurso no parlamento britânico, reconhecendo o valor das tropas brasileiras. Foi um discurso totalmente espontâneo em que ele reconhece o valor das nossas tropas e o senhor é um representante destes valorosos soldados. Novamente eu presto aqui, agora de pé, a minha continência ao senhor. Muito obrigado! (veja o vídeo)

A Força Expedicionária Brasileira foi composta de 25.334 brasileiros, sendo que 454 faleceram no campo de guerra. A EPCAR realiza anualmente a solenidade cívica militar em parceria com a Prefeitura de Barbacena diante do Monumento ao Soldado Desconhecido. Na mesma solenidade é outorgada a Medalha do Dia da Vitória “Expedicionário Álvaro Jabur”, maior condecoração do município, que também foi cancelada pelo prefeito Luís Álvaro, em razão da pandemia.

A Ordem do Dia do Ministério da Defesa, assinada pelo ministro Fernando Azevedo e Silva, e pelos comandantes das três Forças Armadas, respectivamente, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Júnior, General de Exército Edson Leal Pujol, Tenente Brigadeiro Antonio Carlos Moretti Bermudez, ressalta:

“As experiências do passado nos servem para relembrar os que nos antecederam, aprender com seus atos, pensar no presente e olhar para o futuro. Os heróis de ontem nos ensinaram que nossas escolhas e nossas ações na adversidade definirão como cada capítulo da História será escrito… Este 8 de maio, quando o coronavírus nos carrega de incertezas, coloca luzes na importante participação dos profissionais de saúde das Forças Armadas Brasileiras na Segunda Guerra Mundial”

Fonte: professor José Augusto Penna Naves.

Assista ao vídeo:

Leia também:

GRUPAMENTO DE APOIO DE BARBACENA, GAP-BQ, PRODUZ PROTETORES FACIAIS