Net Rosas Banner Grande
Unimed Banner Grande
BQHost Banner Grande
Barbacena Shopping

Domingo de Ramos dá início as celebrações da Semana Santa em Congonhas

Uma multidão de católicos saiu em cortejo da Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos para a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Congonhas, na manhã deste domingo (14). A Procissão de Ramos, que representa a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, deu início à tradicional a Semana Santa de Congonhas, que antecede o Domingo de Páscoa. O evento religioso é realizado pela Igreja Católica com apoio da Prefeitura de Congonhas.

Esta é a Semana Maior dos católicos em que cada um é cada um é chamado a viver de forma fraternal. Ao pregar o Evangelho durante a Santa Missa realizada na chegada da Procissão à Matriz de N. Senhora da Conceição, o pároco Paulo Barbosa afirmou que este período deve mexer com o coração do cristão. “O ser humano é cheio de paradoxo, de contradições, incoerência. Dizemos que temos fé, mas diante da provação talvez não estejamos preparados para enfrentar as adversidades. Agora somos chamados a pensar que o nosso Deus tem um plano maravilhoso para cada um de nós. Jesus é o centro de salvação. Somos chamados a ser discípulos de Cristo para levar também à frente seus ensinamentos. No início desta Semana Santa, apresentamos três sinal deste caminho. O primeiro, reportando a Isaias, é o da humildade, que deriva de humiles, palavra do latim que significa humano. Humilde é aquele que confia em Deus. Jesus é aquele que sabe oferecer a outra face. Com esta atitude, Ele dignifica o ser humano, que até então estava perdido no pecado. O segundo sinal, apresentado por Paulo, preso por causa de Jesus em Éfeso, escreve o Evangelho do crucificado para a comunidade de Felipenses, mostrando a necessidade que cada um tem de se esvaziar de seu orgulho, das avarezas, da autossuficiência e prepotência. Paulo apresenta o movimento de Deus que desceu da Divindade e veio até a humanidade. A Semana Santa mostra exatamente a vitória da Cruz. Aquele que foi obediente se torna o Salvador e atrais a todos do alto. O terceiro sinal, apresentado pelo Evangelho de Lucas, é o da misericórdia. Jesus foi condenado sem ter cometido crime. Os poderosos se uniram para incriminá-lo. Erodes era governador da Galileia e Pilatos, da Judeia e Jesus incomodava o poder de ambos. O poder deve ser usado para o bem do outro, e não para alienar, ludibriar e escravizar as pessoas. Os Sumos Sacerdotes também se incomodaram com o poder de Jesus, porque ele mostra que a religião deve mexer com o coração das pessoas. O ódio faz a uma querer destruir a outra. Mas Jesus mostra que é pela misericórdia que se vence. Por isso, aceita passar pelo processo injusto. O povo que, primeiro gritou “salve Jesus” em sua chegada à Cidade Santa, depois de ser enganado, bradou “crucifica-lo”. O povo não pode perder sua compreensão de Deus. É hora de nos questionarmos sobre nossa postura. Devemos seguir a postura do “salve Jesus” ou do “crucifica-o”? do amor ou do ódio? da obediência ou da intransigência humana?”, questionou Padre Paulinho.

Neste contexto, a Campanha da Fraternidade apresenta como tema em 2019 “Fraternidade e políticas Públicas”. “O objetivo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil [CNBB], é alertar para a necessidade de elaboração e implementação de políticas públicas ligadas à saúde, à segurança, seguridade social para dar dignidade aos aposentados, como todos os demais direitos humanos. Assim cada um de nós será promovido. É o que diz Cristo no capítulo 10º, versículo 10º de São João: – Eu vim para que todos tenham vida e vida plena. Que esses caminhos, apresentados pelo Divino Mestre, nos ajude a palmilhar no caminho da salvação, construindo políticas públicas em favor da vida, principalmente pelos que mais precisam: os índios, os negros, os pobres, idosos, órfãos e abandonados pelo sistema, como aconteceu com o próprio Cristo”, encerrou o pároco.

Baixe a programação clicando em: Semana Santa de Congonhas

Fonte: Prefeitura de Congonhas.

Leia também:

CONGONHAS ABRE CONSULTA PÚBLICA SOBRE POLÍTICA DE SEGURANÇA DE BARRAGENS

BQHost Banner Grande 2
Barbacena Shopping