Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

É Fake News boatos sobre aumento dos salários dos vereadores de Barbacena 

Desde a última sexta-feira (12/03) circula nas redes sociais de Barbacena uma Fake News informando que os “vereadores de Barbacena aprovaram projeto de lei que aumenta os próprios salários”.

Infelizmente, mesmo a cidade estando na Onda Roxa do Plano Minas Consciente, com mais de 90 óbitos por conta da Covid-19, entre outras questões desafiadoras, algumas pessoas preferem criar o caos e plantar mentiras no cotidiano dos barbacenenses.

A verdadeira informação é a seguinte: na última quinta-feira (11/03), foi sancionada e publicada no Diário Oficial Eletrônico a lei que autoriza a recomposição salarial dos servidores da Câmara Municipal de Barbacena.

A recomposição salarial, de 4,52%, refere-se à variação do Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) dos últimos 12 meses. De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Barbacena, vereador pastor Ewerton, esta medida exclui aumento do salário dos vereadores, que precisam de lei própria para reajustar seus vencimentos.

“Em 2020 a Câmara Municipal aprovou dois projetos de Lei que congelam os salários dos agentes políticos para o ano de 2021. Assim, os salários do prefeito e do vice permanecem com os valores praticados em 2020. O mesmo dispositivo é aplicado aos Secretários Municipais. Com os vereadores é a mesma coisa: não há aumento de salário para o Legislativo local”, afirmou o vereador pastor Ewerton.

O presidente da Câmara também esclareceu que a Lei Complementar Nº 173/2020 proíbe o aumento de salário de servidores públicos. “Não se trata de aumento de salário dos servidores da Câmara Municipal, mas sim recomposição inflacionária. Isso é garantido por lei. É direito do servidor. Se essa lei não for cumprida eu, como Presidente da Câmara, incorro em crime de responsabilidade”, orientou Ewerton.

O Ewerton finalizou afirmando que “em nenhum momento a Câmara propôs aumento de salário dos vereadores e que esta Fake News, essa mentira, surge para atrapalhar o bom andamento da Câmara que já conquistou o seu terreno e que, em breve, vai lançar dois grandes projetos para a comunidade barbacenense”.

Fonte: Divulgação/ Câmara de Barbacena/Foto (arquivo): Januário Basílio.

Leia também:

BARBACENA CONFIRMA 92º ÓBITO POR COMPLICAÇÕES DO NOVO CORONAVÍRUS