Net Rosas Banner Grande
Unimed Banner Grande
BQHost Banner Grande
Barbacena Shopping

Folias de Reis encerram  a programação do Natal Luz 2018 em Congonhas.

O Encontro de Folias de Reis encerrou o Natal Luz 2018, sucesso de público que aqueceu o comércio local. Apresentaram-se no domingo, 6 de Janeiro, na praça JK, as folias Menino Jesus e São Sebastião da Praia e Tijucal; Menino Jesus e São Sebastião, do Alto Maranhão; de São Sebastião, de Santa Quitéria; e dos Santos Reis de São Sebastião com Proteção de São José. Como de costume, foram distribuídas as simpatias da romã e da Rosca dos Reis. A iluminação deixa a cidade tão alegre que muitas pessoas lamentaram o fato de ela ter de ser desligada. Mesmo após o Natal, a praça ficou cheia todos os dias.

De acordo com anotações feitas pela equipe da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Congonhas, 70% dos cerca de 30 mil visitantes da Casa do Papai Noel, entre 9 a 23 de Dezembro, foram turistas, apesar de boa parte da população local ter passado pela praça JK à noite neste período, também para assistir às apresentações culturais.  As praças da Praia, do Dom Oscar, da Matriz, da Igreja de São José Operário e a Alameda das Palmeiras foram igualmente contempladas com enfeites do Natal Luz. O Museu de Congonhas ofereceu a seus visitantes uma programação de Natal, com música, teatro e a Exposição “Presépios do Brasil – Coleção Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP”. Outros presépios já tradicionais foram montados pela cidade.

A professora e pedagoga, do Rio de Janeiro, Thaís Rodrigues Martins, o marido Marcos Ramalho Gandra e o filho Vinícius Martins Gandra, visitaram Congonhas e ficaram encantados com o encontro das folias. “Esta tradição é muito mais forte em Minas. No Rio, na região de Angra dos Reis, existe a Folia do Divino e na divisa com Minas também está presente, mas com outros elementos. Aqui a música e a religião são mais fortes neste movimento popular”, disse.

Chefe do Departamento de Culturas Populares da Prefeitura e membro de uma das folias participantes do encontro anual, José Félix Junqueira (Zezeca), afirma: “Graças a Deus, nossos governantes são muito sensíveis com a cultura popular, até porque as demais culturas bebem nesta fonte. Temos na ativa cinco folias, das nove existentes na cidade. Precisamos incentivar a participação de jovens neste movimento, para que ele siga existindo. As manifestações das culturas populares, que são religiosas e culturais ao mesmo tempo, vêm com muita proteção de Deus. A população também contribui para a preservação delas, montando presépios. Alguns deles receberam diversas visitas e até motivaram a Rede Globo a fazer uma reportagem em Congonhas, como a da Pousada do Luizinho, os móveis dos senhores Paulo Caixeta e Roberto Gomes. Tivemos ainda uma bela exposição de presépios no Museu de Congonhas”.

O evento deste domingo terminou com as tradicionais simpatias. “Em período de crise, as pessoas estão mais preocupadas com isso. Essas simpatias da Roman e da Rosca da Rainha valem muito, feitas de forma coletiva e solidária”, explica Zezeca.

O Natal Luz 2018 foi realizado pela Prefeitura de Congonhas, por meio das secretarias de Cultura e de Obras, da FUMCULT, com apoio da Secretaria de Educação e parceria da Ferrous, do SindComércio e da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Congonhas (ACISC).

Fonte: Prefeitura de Congonhas.

BQHost Banner Grande 2
Barbacena Shopping