Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

GAP-BQ é incorporado à estrutura organizacional da EPCAR, em Barbacena

Inauguração do Memorial Acantos e descerramento do retrato na galeria de chefes também fizeram parte do evento

Na manhã desta segunda-feira (04/01), o Grupamento de Apoio de Barbacena (GAP-BQ) realizou a cerimônia de desativação e incorporação do GAP-BQ à estrutura organizacional da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR). A cerimônia foi presidida pelo Brigadeiro Intendente Alexandre Falconieri de Torres, Subdiretor de Abastecimento da Diretoria de Administração da Aeronáutica (SDAB), acompanhado pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, e contou com a presença de autoridades civis e militares representantes das Organizações Militares (OM) da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ).

Durante o evento, além do descerramento do retrato na galeria de chefes do Coronel Intendente Ronald, aconteceu a inauguração do memorial Acantos que contém vários arquivos e vídeos relembrando a trajetória do Grupamento de Apoio em Barbacena. O público presente assistiu o vídeo institucional ao som da canção do GAP-BQ, letra de Marcelo Coelho e arranjos do Sargento Músico Rômulo Ferreira da Silva.

Natural da cidade do Rio de Janeiro (RJ), o Coronel Intendente Ronald José Pinto assumiu a chefia do GAP-BQ em janeiro de 2019, apoiando as Unidades sediadas na GUARNAE-BQ em diversas áreas. Continuou as melhorias do arquivo geral e deu prioridade à contratação de projetos de engenharia para realizar a manutenção das edificações da Escola. No contexto social, promoveu eventos para as crianças, focando, também, em ajudar as famílias com o Projeto Educação Financeira e atender às crianças carentes da cidade apoiando o Programa Forças no Esporte (PROFESP). “Estas conquistas só foram possíveis graças ao esforço dos militares e civis que proporcionam o suporte para o cumprimento da nossa missão. Agradeço ao Alto Comando da Aeronáutica por ter me confiado esta nobre missão (prover o apoio administrativo às Unidades), e lembro que ela significa muito mais do que essas palavras, pois cuidamos desde a moradia da família Aeronáutica nesta Guarnição às crianças carentes desta cidade que tão bem me acolheu”, destacou.

Em suas palavras de agradecimento ao GAP-BQ, o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Silva Mendes, relembrou da importância do Grupamento em apoiar a Escola Preparatória para que a missão de preparar os alunos para ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores por meio do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) fosse eficientemente alcançada, sobretudo no último ano de 2020, em que a pandemia da Covid-19 motivou mudanças significativas em toda a Unidade. “O Grupamento de Apoio encerra sua nobre missão não da mesma forma que foi concebido, mas lapidado. O efetivo da GUARNAE-BQ agradece todo o apoio administrativo irrestrito que nos foi prestado, e que com toda a certeza sempre foi muito além da missão atribuída”, agradeceu.

Por fim, o Brigadeiro Intendente Falconieri relatou que a criação do GAP-BQ ocorreu dentro de um contexto mais amplo de mudanças e redimensionamento das estruturas organizacionais, em busca de uma maior eficácia administrativa e operacional no âmbito da Força Aérea Brasileira (FAB). “O Grupamento de Apoio de Barbacena fundamentado nos valores de Comprometimento, Iniciativa, Transparência, Capacitação e Desempenho, cumpriu, com excelência, a missão que lhe foi atribuída, motivo pelo qual parabenizo todo o efetivo dessa Organização Militar pelo comprometimento demonstrado durante todo o processo de remodelagem administrativa e reestruturação da FAB”, afirmou o oficial-general.

 

Grupamento de Apoio de Barbacena (GAP-BQ)

Em 16 de dezembro de 2015, o então Comandante da Aeronáutica, Ten Brig Ar Nivaldo Luiz ROSSATO, por meio da Portaria nº1900/GC3, criou e ativou o Núcleo do Grupamento de Apoio de Barbacena (NuGAP-BQ), com a finalidade de prover as gestões administrativas e conduzir as ações necessárias à implantação do Grupamento de Apoio de Barbacena (GAP-BQ).

Ato contínuo, foi ativado o Grupamento de Apoio de Barbacena (GAP-BQ), por meio da Portaria nº 1705/GC3, de 29 de dezembro de 2016, com a finalidade de prestar o apoio administrativo às Organizações do Comando da Aeronáutica, sediadas em Barbacena – MG.

Isto posto, todo o efetivo do GAP-BQ envidou esforços para implementar as mudanças e inovações no Comando da Aeronáutica (COMAER), de forma a otimizar os processos, com o escopo de atingir a total eficiência, visando a excelência administrativa na prestação de serviços.

Fonte: Seção de Comunicação Social- EPCAR.

Leia também:

FOTOGRAFIA REGISTRADA POR SARGENTO DA EPCAR É DESTAQUE NACIONAL NA FAB