Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Governo libera a para unidades de saúde do sistema prisional da região

Parceria entre secretarias visa trazer melhorias para atendimento prestado no sistema carcerário

Secretaria de Estado de Saúde (SES) e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) assinaram na terça-feira (09), um Termo de Descentralização de Crédito Orçamentário (TDCO) para a promoção da atenção à saúde no sistema prisional. O recurso, que totaliza R$ 14.857.663,18 milhões, será utilizado para custear ações que promovam melhorias na prestação de serviços básicos de saúde de 22 unidades prisionais habilitadas no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES). O objetivo é contribuir para o controle e redução dos agravos mais frequentes que acometem a população carcerária.

O secretário de Estado da Sejusp, general Mario Lucio de Araujo, reforça a importância da parceria. “Esses recursos, oriundos da União e disponibilizados pela Secretaria da Saúde, serão aplicados na melhoria de instalações de saúde do sistema prisional. Nosso objetivo é atender melhor a população carcerária, que exige e necessita de atendimento especializado de saúde”, frisa.

“Temos certeza de que esse recurso será bem aplicado e também esperamos que traga uma melhoria para a população carcerária. A função da Secretaria de Saúde é exatamente essa, de estimular a saúde no estado”, afirma o secretário da SES, Carlos Eduardo Amaral.

Ao todo, 22 unidades prisionais administradas pela Sejusp poderão ser beneficiadas. A listagem completa pode ser conferida na tabela abaixo. As principais ações serão por meio da reforma e equipagem das unidades prisionais, com foco na estruturação de serviços ambulatoriais que atendam às necessidades de atenção no nível básico e componentes das urgências e emergências em saúde, de acordo com as especificidades do Sistema Penitenciário Nacional.

Na região da Zona da Mata e Campo das Vertentes, quatro unidades de saúde do sistema prisional serão beneficiadas:Em Juiz de Fora:  Hospital Toxicômanos Padre Wilson Vale da Costa e  Penitenciária José Edson Cavalieri. Em Muriaé: Penitenciária Doutor Manoel Martins Lisboa Júnior. Em Barbacena: Hospital Psiquiátrico e Judiciário Jorge Vaz.

Fonte: Agência Minas/Foto: Reprodução-Brasil Visto de Cima.

Leia também:

ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM ALGUNS BAIRROS DE BARBACENA AINDA CONTINUA IRREGULAR