Net Rosas Banner Grande
BQHost Banner Grande
Odonto + – Banner Grande

Faltando menos de 30 dias para o início da maior festa popular do Brasil, o Carnaval ainda está sem programação e locais definidos para acontecer.

Muitas pessoas estão enviando mensagens para o WhatsApp do Vertentes das Gerais em busca de informações sobre a realização dos festejos carnavalescos na cidade, que tem como uma das atrações de abertura da programação, a tradicional Batalha de Confetes, realizada e organizada pela equipe da Rádio Sucesso FM de Barbacena.

Em 2017, quando do início da gestão do prefeito e da vice-prefeita de Barbacena, Luis Álvaro e Angela Kilson,  eles , defenderam como sendo uma de suas prioridades, a realização do carnaval no centro da cidade como forma de resgatar tradições que existiam em outros carnavais, que arrastavam multidões para o centro de Barbacena. Desta forma, mesmo com a indefinição na programação, acredita-se que os locais que serviram como palco da folia naquele ano, deva ser mantido neste ano de 2018.

Memória do carnaval de Barbacena.

Muito apontam, dentre outros motivos como sendo uma das causas  que culminaram na decadência e desgaste do carnaval de Barbacena, as constantes alterações dos locais de folias e a falta de um maior investimento na festa ocorridos desde o início da década de 90 quando neste período, grande partes das agremiações  pararam de desfilar na “avenida”.

Quem teve a oportunidade de participar dos carnavais  realizados em períodos da década de 80, pôde testemunhar  a efervescência dos grandes bailes e matines que lotavam os tradicionais clubes da cidade. Os tradicionais blocos que abrilhantavam a folia na cidade, além é claro, do glamour dos desfiles das agremiações. Para se ter uma noção do que era o carnaval de Barbacena naquela época, a media de componentes desfilando nas escolas de samba, superava a marca de 800 pessoas, isso sem falar naquelas escolas consideradas como favoritas pelo publico, que chegava a ter mais de 1200 pessoas desfilando nas agremiações. Isso sem falar na riqueza de detalhes das alegorias e figurinos. A paixão pelas agremiações eram tamanha, ao ponto de haver certas “rivalidades” entre seus participantes, assim como ocorrem em outras cidades brasileiras onde os desfiles ainda são um das grandes atrações da festa, é claro que em menor proporção.

Há! Ainda tinha um detalhe muito importante: Os festejos só terminavam quando já amanhecia o dia. E o que era melhor ainda, as confusões e brigas eram em número bem menor do que as existentes nos dias atuais.

Fotos/arquivos 2017: Januário Basílio.

 

BQHost Banner Grande
BQHost Banner Grande 2