Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Homenagens marcam dia dos professores em solenidade realizada na EPCAR

Na Parada Diária do Corpo de Alunos da EPCAR, militares que estão se despedindo do serviço ativo também foram homenageados juntamente ao corpo docente

Durante a Parada Diária do Corpo de Alunos (CA) da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), realizada no pátio de formaturas da Escola, na manhã da última sexta-feira (15/10), os presentes assistiram momentos de muita emoção durante as homenagens que foram realizadas ao corpo docente e aos militares e civis que estão se despedindo do serviço ativo e se aposentando, respectivamente. Destes, treze lecionaram no Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR). Presidida pelo Comandante da EPCAR, Coronel Aviador Daniel Cavalcanti de Mendonça, a cerimônia contou com a presença do Juiz Federal da Justiça Militar, Celso Vieira de Souza, que estava em visita à EPCAR.

Um dos pontos altos desta solenidade foi o momento da entrega das homenagens às três professoras civis que se aposentaram recentemente e aos militares pertencentes aos Quadros de Oficiais da Reserva de 2ª Classe Convocados (QOCon) e de Sargentos da Reserva de 2ª Classe Convocados (QSCon) que estão encerrando seu período de serviço ativo. Os responsáveis por homenagear estes profissionais foram os próprios alunos que, acompanhados pelo Comandante da Escola e pelos chefes dos homenageados, prestaram a merecida reverência àqueles que labutaram na EPCAR. Visivelmente emocionada, a professora Marisa Rezende Simão dedicou 25 anos de sua vida a lecionar para os alunos que futuramente se tornaram os oficiais líderes da Força Aérea Brasileira (FAB). Com um olhar compenetrado em cada um dos atuais alunos e alguns que já foram seus alunos e hoje são oficiais na Escola, a servidora destacou a emoção pela homenagem em função de sua despedida das salas de aula, pelo dia dos professores e por saber que pode contribuir para o futuro de milhares de jovens. “A aposentadoria é uma mistura de emoções. No dia em que vi a programação das aulas sem o meu nome, após a efetivação da aposentadoria, me bateu muitas saudades de tudo que vivi neste Escola, que é um local de crescimento, onde fiz grandes amigos e onde o contato com os alunos me fez crescer…Tenho minha consciência muito tranquila no sentido de ter levado pra eles uma formação, acima de tudo. Hoje o Subcomandante do Corpo de Alunos e o Chefe da Divisão de Ensino da EPCAR são tenentes-coronéis e foram meus alunos. Desejo a todos que ficam que tenham determinação, garra e alegria de trabalhar aqui como eu tive durante estes 25 anos. É muito grande a emoção da saída, mas paralelamente agradeço a Deus por toda a experiência que me foi proporcionada desde o ano de 1996”, declarou, emocionada, a docente que lecionou a disciplina de matemática sempre para alunos do terceiro ano.

“Foi uma honra participar desta cerimônia militar, pois são profissionais que nos dedicam diariamente exemplos de humildade, profissionalismo e, principalmente, de amor à Pátria, com o cumprimento do dever que eles fizeram e sempre foi de grande valia para nós. Eles sempre se empenharam muito aqui na Escola e, se continuarem assim na continuidade de suas carreiras, certamente serão muito produtivos para o país”, disse o aluno Pedro Henrique de Brito Médici que assumiu o serviço de Aluno de Dia ao Corpo de Alunos e comandou a tropa durante o desfile militar.

A Tenente Alyandra Cristina de Souza Vidal é uma das militares pertencentes ao QOCon e que está entre àqueles que se despedem do serviço ativo após oito anos. Oficial orientadora da NascenTV, que é o clube de mídias dos alunos da EPCAR, a militar também lecionou a disciplina de português neste período aos alunos do CPCAR. Sempre muito ativa nas atividades acadêmicas, esportivas e militares da Escola, a Tenente Alyandra destacou que a convivência com os alunos e com o ambiente militar ficarão eternamente guardados em sua memória e que tem plena convicção de que este período vivido lhe trará benefícios nesta nova etapa de sua vida. “Levo muitas coisas comigo. A FAB foi um divisor de águas em minha vida. A palavra que define meu período aqui é gratidão, pelos amigos, pelos alunos, pelos ensinamentos, por me tornar uma pessoa melhor. A FAB é diferente e essa Escola é mágica! A EPCAR é diferente de qualquer coisa. Sendo barbacenense, já via a EPCAR com muita gratidão e orgulho. Os corredores… Os alunos… São coisas que levarei pelo resto da minha vida”, discorreu, deixando um recado para os seus, agora, ex-alunos. “Que eles aproveitem muito, porque aqui passa tudo muito rápido e quando a gente assusta já acabou. Os dias são longos, mas os anos são curtos. Que eles aproveitem bastante esse segundo lar”, finalizou.

“Hoje é um dia muito especial para a EPCAR, num misto de alegria e tristeza. Alegria pela data máxima de nossos mestres e a tristeza de quando a gente se despede de pessoas queridas. Aos que se despedem, queria que tivessem a certeza de que vocês ficarão sempre em nossos corações. A gratidão é a palavra máxima da data de hoje e tenho certeza de que nossos alunos compartilham disso, por tudo que fizeram. A EPCAR e a FAB serão sempre gratas a cada um de vocês! Aos nossos caríssimos mestres, esta data nunca deve passar em branco, pela importância e pela representatividade dela no seio da nossa Nação. Muitíssimo obrigado por tudo o que fazem no dia a dia, por tudo aquilo que transmitem aos nossos alunos, por todo ensinamento, conhecimento, tudo que representam, o exemplo, o legado. Não existe Nação grande sem que haja professores atuando”, discursou o Comandante da EPCAR durante a solenidade, na oportunidade em que também proferiu a leitura de uma mensagem do Diretor de Ensino da Aeronáutica alusiva ao dia dos professores.

A cerimônia contou, ainda, com o grito de guerra dos Esquadrões e com o desfile militar, quem também homenageou a todos os agraciados e aos docentes que estiveram presentes.

Fonte: Seção de Comunicação Social-EPCAR.

Leia também:

DESTACAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO DE BARBACENA COMPLETA 72 ANOS