Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Após vários anos com déficit na geração de empregos e estagnação na economia, parece que 2018 vai ser um ano de positivo para o setor em Barbacena, cidade mineira localizada na região do Campo das Vertentes, a cerca de aproximadamente 172 km de Belo Horizonte, Capital do Estado.

A chegada de novas empresas no município e com a expansão de outras já existentes, promete movimentar a economia  e aquecer o setor de emprego em Barbacena ao longo do ano.

Em 2017, somente com a inauguração de uma unidade da Rede  Mineirão Atacado e Varejo no município, construída ás margens da Br 040, rodovia federal de ligação entre a Capital Federal e a cidade do Rio de Janeiro, passando por municípios da Grande BH e  Juiz de Fora, importantes polos industriais do Estado, Barbacena teve um saldo de mais de 150 postos de empregos gerados com a chegada da rede na cidade.

Para 2018, as expectativas são ainda maiores com a conclusão do Shopping que está sendo erguido também ás margens da 040, ao lado do Mineirão, e que poderá gerar entorno de aproximadamente mil empregos diretos e indiretos. Com as obras de fundação concluídas, o empreendimento passa para a segunda fase, que é a de levantar o prédio e posteriormente, finalizando o acabamento nas lojas. Empresas de rede importante como a Cinemark e Burger King,  já reservaram espaço no empreendimento e outras estão em negociação para desembarcar na cidade. O shopping terá ainda, uma média de 92  lojas disponibilizadas, além de 12 operações de fast ful na praça de alimentação. A área total do empreendimento, é de mais de 15 mil metros quadrados (já incluso a construção do Mineirão Atacado e Varejo que faz parte do complexo empresarial), com estacionamento para cerca de 600 veículos. Segundo o Grupo Capanema Gouvea, administrador do centro comercial,  devido a alguns atrasos na área de fundação da obra, a expectativa para conclusão do shopping está previsto para o final de 2018, quando finalmente o empreendimento será inaugurado.

Também em 2018, a rede de supermercados Mart Minas é mais um empreendimento que impulsionará a economia do principal município do Campo das Vertentes. A unidade está sendo erguida em local estratégico da cidade, ás margens da Br 265, importante rodovia que liga as cidades da Zona da Mata Mineira as cidades históricas de São João Del Rei e Tiradentes, e próximo ao trevo de entrocamento com a Br 040. Ainda não foi possível conseguir maiores informações sobre a construção do empreendimento, mas pelo tamanho da área onde o Mart Minas está sendo erguido, acreditamos que deva gerar um mesmo percentual de empregos que seu concorrente, o Mineirão Atacado e Varejo.

Expansão de empresas

Embora ainda não seja uma informação oficial, mas pelo que recebemos de pessoas conceituadas e ligadas a questões econômicas no município, tudo deixa claro que em breve, a expansão e construção do centro comercial da rede Bahamas no Bairro Pontilhão em Barbacena, será mais um propulsor que contribuirá  com o mercado econômico do município. E pelo que se comenta, o espaço onde antes era ocupado pela antiga fábrica de tecidos São José, poderá se tornar ainda em 2018, um grande centro comercial da rede Bahamas em Barbacena.

Com a mudança de endereço da Tarumã Distribuidora de Bebidas da rede Ambev, que atualmente ocupa um prédio localizado na Olegário Maciel, no Centro da cidade, para um  prédio próximo da BR 040, novos postos de trabalhos foram gerados na empresa em Barbacena, e ao que tudo indica, o novo espaço deve entrar em funcionamento até o início de março.

A empresa barbacenense, WR Embalagens, importante geradora de postos de trabalho na cidade, também estará mudando de endereço neste ano, saindo de um galpão na Avenida Governador Bias Fortes, para um local mais amplo no Bairro Grogotó, de fácil acesso a BR 265. Pelo tamanho do futuro espaço, provavelmente novos empregos deverão ser gerados na nova WR.

Distrito Empresarial

Em meados de 2014, foi lançada por parte da Prefeitura de Barbacena, a criação de um terreno empresarial, para que empresas localizadas no âmbito municipal, pudessem expandir suas atividades se instalando em um novo espaço dotado de infraestrutura completa para o empresariado local.

A proposta inicial de criação de uma área industrial na cidade, era de que ela seria erguida em um terreno localizado às margens da BR 265, nas proximidades  da empresa multinacional RDM. Porém, devido a problemas ambientais, o Distrito Empresarial não pode mais ser construído no local, ficando a prefeitura municipal, de encontrar um outro local destinado para a expansão das empresas de Barbacena que demonstraram interesse de se expandir no município, assinando um protocolo de intensão em um evento organizado na cidade justamente para tratar de questões relacionadas ao Distrito Empresarial.

Desde que surgiram os impedimentos ambientais  que inviabilizaram a construção do terreno industrial, o assunto nunca mais foi comentado na cidade.

Enquanto isso, empresários que apostaram na expansão de suas empresas, se veem frustados diante de uma proposta que inicialmente parecia uma grande ferramenta para impulsionar seus empreendimentos, e que atualmente foi esquecida pelo município.

Gargalos na geração de empregos

Não precisa ser barbacenense pra compreender as dificuldades enfrentadas, tanto por  quem gera empregos quanto pra quem necessita de um local digno para trabalhar na cidade, para apontar os gargalos e as dificuldades de se estabelecer uma empresa em Barbacena.

Questões muito burocrática exigidas pelo município na hora de se abrir uma empresa é um dos entraves na geração de renda e de postos de trabalho na cidade. O que muito talvez não saibam, é que a burocracia para se abrir uma empresa em Barbacena é tão grande, que pode demorar meses para um empreendedor  conseguir o alvará definitivo de sua empresa na cidade. A burocracia exigida com a apresentação de documentos é apenas uma delas.

E constantes conversas com profissionais da área de contabilidade no município, todos foram unânimes em apontar questões relacionadas a quantidade de documentos exigidos pela município para se abrir ou legalizar uma empresa na cidade. E como se não bastasse estes “empecilhos”, o praza final até a enrega definitiva do alvará, pode se arrastar por meses.

A burocracia na abertura de novas empresas na cidade está levando empreendedores a procurar  prefeituras com menor burocracia na apresentação dos documento para se abrir uma empresa em cidades da região de Barbacena. Pede em muito o município de Barbacena, que deixa de gerar receita com a “fuga” de empresas para outras cidades.

Diante da real necessidade pelas quais passam Barbacena, em buscar novos mecanismos para impulsionar o setor econômico da cidade e gerar emprego e renda para a população, a atual gestão do município precisa urgentemente  rever certos requisitos com a documentação exigida na hora de conceder um novo alvará a classe empresarial, caso contrário, a cidade continuará a ser taxada como “cidade do funcionalismo público”, expressão muito utilizada pela população devido ao grande número de órgãos públicos, tanto a nível estadual como federal, sediados na cidade, e que de fato são grande geradores de postos de trabalho e de renda para o município.

Problemas estruturais

Ainda falando das dificuldades enfrentada pela classe empresarial local, os problemas relacionados ao escoamento da produção, também são mais um desafio para se manter na cidade.

As estradas municipais utilizadas como acesso para o transporte da produção acaba por reduzir o lucro das empresas, que por sua vez, tem gastos consideráveis com a manutenção dos veículos.

A precariedade das  estradas urbanas ou não é tão grande, que uma grande empresa da cidade comprou por conta própria um caminhão de pedra para melhorar a via de acesso ao local, esperando que o município pudesse contribuir com a mão de obras e também com uma camada de massa asfáltica para minimizar os problemas, caso que ainda persiste e não foi solucionado.

Outros empresários tem procurado o Vertentes das Gerais, relatando que sente dificuldades para conseguir melhorias para as estrada,  e que os gastos com transporte estão afetando o lucro de suas empresas.

É preciso que a gestão municipal passe a olhar com maior seriedade essas questões, ou então, cada vez mais empresas deixaram o município, e poucas serão aquelas a se aventurar a instalar em Barbacena. e em tempos de crises, cautela é uma palavra muito importante e que deve ser muito utilizada por aqueles que estão a frente dos órgão municipais.

Veja nos links abaixo, publicações referentes ao Distrito Empresarial proposto para ser criado pela prefeitura de Barbacena, e que foi assunto na mídia:

http://www.barbacena.mg.gov.br/2/noticias/?id=3623

http://barbacena.mg.gov.br/2/noticias/?id=3636

http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2014/10/empresarios-encontram-dificuldade-para-contratar-em-barbacena-mg.html