Net Rosas Banner Grande
BQHost Banner Grande
Aprendiz

Março encerra superando volume de chuva previsto para o mês em Barbacena

A exemplo do ocorrido em fevereiro, março encerra superando o volume acumulado de chuva esperado para todo o mês. É o que apontam dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), atualizado até as 23h59 desta terça-feira (31/03).

O grande volume de chuva que incidiu sobre fevereiro de 2020, colocou o mês entre os três mais chuvosos dentre os ” fevereiros” dos últimos 59 anos. Para se ter uma ideia do volume, o mês encerrou registrando um acumulado de 356,4 milímetros, representando 228,4% do esperado para todo o período estimado em 156 mm.

De acordo com Sandro Morelli, apesar de em março o volume tenha sido menor do que o registrado em fevereiro, o mês superou expectativas previstas obtendo acumulado de 226,4 mm, ou seja;  127% a mais do total esperado que era de 178,2 mm, segundo dados obtidos junto ao Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

A estação chuvosa em Barbacena, que compreende o período de outubro a março, foi marcada por altos e baixos volumes. Em outubro, início do período chuvoso, o volume ficou abaixo do esperado para todo o mês, registrando apenas  99 mm, cerca de 78% do esperado. Já em novembro, período em que as chuvas se intensificam na cidade, o total registrado foi de 290 mm, cerca de 138% da média mensal prevista em 208,8 mm. Em dezembro, o acumulado ficou abaixo do esperado com 246 mm, atingindo 91% da média mensal.  Já no mês em que são registrados os maiores volumes de chuva no município, janeiro registrou apenas 224 mm, sendo que o esperado era de 290,6 mm, ficando abaixo da média pluviométrica.

Como o término do período chuvoso e início da estiagem, a previsão é que as chuvas passem a ser menos intensas e em menor volume nos próximos dias. O primeiro dia de abril começou com chuva e céu nublado, passando a parcialmente nublado e com abertura de sol no decorrer da tarde. De acordo com o site Clima Tempo, há previsão de chuva para Barbacena até a próxima sexta-feira (03/04).

No encerramento do mês de março, vários internautas de Barbacena registraram imagens do  arco-iris colorindo céu da cidade em contraste com tempo hora encoberto, hora com o surgimento do sol. E para ilustrar esta publicação, o Vertentes das Gerais selecionou a foto registrada pela internauta Mariana Mendonça, onde aparece uma linda vista de Barbacena com o arco-iris embelezando o céu da cidade.

Leia também:

SECRETARIA DE SAÚDE DE BARBACENA CONFIRMA PRIMEIRO CASO DE COVID-19 NO MUNICÍPIO