Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

Na manhã deste sábado (25), foi realizada na Basílica de São José em Barbacena, a ordenação episcopal de Monsenhor Geovane Luís da Silva, nomeado pelo Papa Francisco bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Uma grande caravanas de fiéis de várias cidades que fazem parte da Arquidiocese de Mariana estiveram presentes na na Basílica para acompanhar a celebração, que teve como ordenante principal o Arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, e como consagrantes o Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, e o bispo de Leopoldina, Dom José Eudes Campos do Nascimento. A cerimônia contou ainda com as presenças de dezenas de  padres e bispos que  prestigiaram mais este importante acontecimento na vida dos católicos da cidade e da região.

“A ordenação de Dom Geovane é um dos pontos mais luminosos do Ano da Vocação Sacerdotal vivido pela Igreja particular de Mariana”, disse dom Geraldo. O arcebispo, recordando da liturgia do dia, ressaltou que  juntamente com Maria, a Virgem da Piedade, Monsenhor Geovane disse o seu sim e assume o seu ministério episcopal. “Assim, nosso irmão Geovane assume o ministério episcopal para servir a Igreja no anúncio fiel da mensagem libertadora, transformadora e salvadora do verbo que se fez carne, da palavra que se faz homem e veio viver entre nós”, completa o Dom Geraldo.

Ao final da celebração, Dom Geovane agradeceu todos que o acompanham em sua caminhada, especialmente seus pais, familiares, amigos presbíteros e paroquianos, e enfatizou o momento de quando chegou em Barbacena no ano de 2011, e dos trabalhos paroquiais realizados e do grande carinho que recebeu da comunidade católica de Barbacena, os quais o acolheram com muita receptividade e carinho. e que eles serão sempre lembrados quando de sua caminhada cristã.

Diversas faixas e cartazes foram afixados  em toda a extensão do adro da Basílica com mensagens de agradecimentos e de carinho pelo reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos por Dom Geovane á frente dos serviços  paroquianos da cidade.

 

Fotografias: Januário Basílio

Dom Geovane inicia o seu ministério de bispo auxiliar na Igreja particular da Capital Mineira no dia 5 de abril, durante Missa no Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu (Rua Macaé, 629, bairro da Graça). Na Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Geovane, entre suas atividades, será bispo referencial da Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade (Rensp).