Passar pela Praça Conde de Prados sem direcionar o olhar para o obelisco contendo o Globo em sua extremidade, é  praticamente impossível de não admirar este importante instrumento integrante da história de Barbacena.

Além do Globo, a  escultura de mármore de carrara “Leda e o Cisne”é mais um monumento que se destaca em meio a paisagem do local. Embora poucos  saibam algo demais sobre essa escultura, há não ser  o fato dela já ter ocupado outros espaços públicos da cidade, pouco se tem se falado desta escultura, e tão menos, sobre o seu autor.

O que obtive em algumas pesquisas relacionadas sobre este monumento, é de que a escultura já ocupou outros espaços públicos da cidade, estando por longos anos na Praça Antônio Carlos, em seguida, mudou para a Praça dos Andradas, por onde ficou  bom longos anos até ser transferida para o Jardim do Globo.

Estas fotografias que realizei de ângulos diferenciados desta escultura, mostra a riqueza dos detalhes que ela  possui e que praticamente, poucas são pessoas que cruzam diariamente este espaço histórico da cidade  e que conseguem perceber a beleza deste monumento. Mesmo com pequenas  avarias sofridas na parte inferior da estrutura durante as mudanças de locais, estes problemas  não tiram a beleza dos detalhes presentes em sua arquitetura.Um linda obra de arte presente no dia a dia da população barbacenense e de cidades da região.

Agora é torcer para que não a tirem deste local, para que não venha a sofrer danos futuros.

Fotografias: Januário Basílio