Net Rosas Banner Grande
Unimed Banner Grande
BQHost Banner Grande
Aprendiz

Multidão de fiéis participam da procissão da Padroeira de Barbacena

Uma grande multidão de féis barbacenenses acompanharam na tarde do último domingo (15), a procissão com a imagem de Nossa Senhora da Piedade, padroeira do município e do Estado de Minas Gerais, que teve início logo após celebração eucarística, realiza às 15 horas, presidida pelo Bispo diocesano de São João del Rei Dom José Eudes, e contou com a participação do pároco Monsenhor Danival Milagres, Monsenhor Osmar, e do padre Afrânio Vieira da Paróquia São Pedro e São Paulo. Também estiveram participando da celebração o padre Isauro Biazutti e diácono Antônio Rodrigues do prado, além da comunidade paroquial de um modo geral.

Após percorrer as principais ruas do Centro de Barbacena a procissão foi encerrada com a bênção das flores e Ato de entrega à Nossa Senhora da Piedade seguida de coroação da Padroeira, este último, marcado sob forte emoção da escolhida para Coroar Nossa Senhora.

A coroação aconteceu em frente ao Santuário Nossa Senhora da Piedade, e este ano a escolhida para fazer o ato foi a devota e ex-sacristã Maria das Dores Ferreira. Visivelmente emocionada a devota beijou a Santa, se calou por alguns instantes, dando lugar ao silêncio. Lágrimas jorravam de seus olhos, tamanha era a alegria e gratidão em coroar a Padroeira de Barbacena. “Meu coração transbordava de muita emoção antes mesmo de subir para coroar Nossa Senhora. Quando fui me aproximando, não contive de tanta felicidade. No momento em que estava coroando, coloque nas mãos dela todas aquelas pessoas com quem convivi diariamente durante tempo que atuei como sacristã no Santuário. Nossa Senhora sabe que tudo que fiz foi de coração, de corpo e alma, com muito carinho”, destacou Maria.

Quem também se emocionou durante o Ato de entrega à Nossa Senhora foi o jovem devoto Luiz Felipe Laudelino da Silva que há anos dedica parte de seu tempo em trabalhos voluntários desenvolvidos na comunidade católica de Barbacena, em especial no Santuário de Nossa Senhora da Piedade. “Celebrar  Nossa Senhora da Piedade é uma emoção muito grande para mim que participa dos preparativos internos da Paróquia, como por exemplo, das celebrações e novenas. É uma emoção indescritível de estar ali, próximo a Padroeira. A gente se especial e realizado fazendo algo não somente pra Nossa Senhora, mas também para Deus. Este é um momento de muita oração e reflexão, e quando a gente vê a imagem de Nossa Senhora da Piedade em procissão pelas ruas da cidade é que percebemos a devoção que a população barbacenense tem com sua Padroeira”, comentou Luiz Felipe.

O dia da Padroeira de Barbacena foi marcado por celebrações eucarísticas, almoço beneficente realizado por voluntários no estacionamento do Edifício Pietá, confissões, além de entrega do Gesto Concreto que ocorreu durante toda a programação do Jubileu com finalidade de angariar recursos para a aquisição de telhas para a cobertura da quadra da Casa de Apoio à Criança e ao Menor – Dom Luciano, pertencente à Paróquia.

Este ano estiveram  participando da procissão de Nossa Senhora da Piedade, a Banda de Música Correia de Almeida, de Barbacena, e a Banda Senhor do Bom Jesus, de Ouro Preto (MG).

Após Coroação e entrega de Nossa Senhora, a programação do Jubileu foi encerrada com celebração eucarística seguido do Canto do Te Deum com a participação de membros da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo.

Acesse a galeria de imagens com fotos registradas por Januário Basílio.

Leia também:

ENCONTRO DA JUVENTUDE MOVIMENTARÁ BARBACENA NO PRÓXIMO DOMINGO

BQHost Banner Grande 2