Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz
Banner grande BQHost 2

Nossa Senhora do Carmo será celebrada com missa e procissão em Barbacena

Católicos de Barbacena estão realizando desde o dia 07 de julho, festa em honra à Nossa Senhora do Carmo. O evento religioso que prossegue até o próximo sábado (20), é realizado no município pela Paróquia do Bom Pastor, através da Comunidade Nossa Senhora do Carmo e Ordem Terceira do Carmo.

Na noite desta segunda-feira (15), acontece o encerramento da Novena de Nossa Senhora do Carmo, iniciada no dia 07 de julho. Após a novena a Ordem Terceira do Carmo fará a Solene Coroação de Nossa Senhora do Carmo como Rainha e padroeira da comunidade.

Já nesta terça-feira, 16 de julho, Dia da Santa, os católicos de Barbacena terão programação extensa. Veja abaixo:

9h- Missa Solene Cantada, seguido de Imposição do Escapulário do Carmo.

15h, será celebrada Missa dos Enfermos e Imposição do Escapulário do Carmo, Rasoura de Nossa Senhora do Carmo.

17h,- Consagração das criança à Nossa Senhora do Carmo.

18h30min- Missa Festiva seguida de Solene Procissão de Nossa Senhora do Carmo que percorrerá as principais ruas do bairro, retornando para igreja onde acontece à entrada  com o canto do “Te Deum Laudamus” e Bênção do Santíssimo Sacramento.

 

De 17 à 19 de julho-Quarta à sexta-feira: Tríduo do Profeta Elias 

-Às 19h; Missa e Tríduo do Profeta Elias, inspirado na Ordem Carmelitana.

Dia 20 de julho- Sábado:

Às 19h- Acontece Missa Solene e E Rasoura do Profeta Elias, “Canto do “Te Deum Laudamus” e Bênção do Santíssimo Sacramento, encerrando às festividades em honra à Nossa Senhora do Carmo.

 

Dia de Nossa Senhora do Carmo 

A devoção a Nossa Senhora do Carmo tem início no século XII, quando um grupo de eremitas se formou próximo ao Monte Carmelo, na Palestina. O propósito dos eremitas era ter um estilo de vida simples e pobre, em respeito ao profeta Elias, que também havia se refugiado naquele monte.

A partir de então surgiu a Ordem dos Carmelitas, que além de tomar o profeta Elias como o seu patriarca, também veneram a Virgem Maria, como a Bem Aventurada Virgem do Carmo.

A primeira igreja em homenagem a Nossa Senhora do Carmo foi construída próximo ao Monte Carmelo, mas com a perseguição dos muçulmanos, os cristãos tiveram que fugir para a Europa.

Foto (arquivo): Januário Basílio.

Leia também:

BARBACENENSE VOLUNTÁRIA LIDERA CAMPANHA EM PROL DAS CRIANÇAS DA APAE