Net Rosas Banner Grande
Unimed Banner Grande
BQHost Banner Grande
Aprendiz

Novembro é marcado pelo combate ao câncer de próstata na GUARNAE-BQ

Os militares da GUARNAE-BQ tiveram a oportunidade de assistir a palestras sobre o tema e, ainda, participaram de evento esportivo alusivo ao mês de prevenção

Novembro é conhecido como o mês de conscientização e prevenção ao câncer de próstata e a saúde do homem. Teve início em um PUB na Austrália, em 1999, quando um grupo de amigos iniciaram a campanha como apoio à conscientização da saúde masculina. Portanto, para alertar sobre a importância dos homens cuidarem da saúde, a Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ) promoveu várias atividades sobre o assunto.

Na manhã do dia 05/11 (terça-feira), o efetivo masculino recebeu a palestra do Doutor Felipe Eduardo Costa Vidigal, filho do Doutor Dimas José Araújo Vidigal (In Memorian), o qual foi o palestrante neste mesmo período em 2018 na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR). Relatando sobre o tema “Saúde do Homem”, abordou alguns tópicos como os benefícios da atividade física para o homem e a importância de se consultar com o urologista em todas as faixas etárias. Ao final de sua explanação, foi realizada uma homenagem pelos militares do Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ) a ele e demais familiares do Doutor Dimas, pelo seu trabalho incansável e ética que se traduzia por escolhas certas que fazia. Ao final da manhã, foi a vez do Doutor André Brandão Drumond, o qual foi Tenente Médico da Aeronáutica de 2012 a 2015, apresentar ao público presente sobre “Reposição Hormonal, mitos e verdades”, relatando sobre a Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino (DAEM), monitoramento da terapia de reposição de testosterona, entre outros. “É um mês muito importante em que atentamos para a saúde do homem (câncer de próstata), e o tema apresentado vem desmitificar muitos ruídos que estão ao nosso redor, destacando que pode ser feita a reposição sim, com segurança, a quem precisa”, resumiu.

A busca por uma vida saudável, a prática de atividade física regular, a alimentação balanceada e o uso moderado de bebidas alcoólicas são cruciais para diminuir agravos evitáveis. Diante dessas evidências, a GUARNAE-BQ, através dos setores Serviço Social e de Educação Física, também desenvolveu o 2º Torneio de Futebol 7 Novembro Azul, onde se enfrentaram os times das Unidades sediadas na Guarnição, sagrando-se campeã a equipe da EPCAR. “O objetivo foi reforçar junto ao efetivo masculino, através da prática de atividades físicas, que a atenção à saúde do homem deve ser levada a sério e, relembrar, que a identificação precoce de doenças aumenta as chances de um tratamento eficaz”, afirmou o Tenente Fernando Maciel Fernandino.

Novembro Azul

Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A cada dia 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e aproximadamente 3 milhões vivem com a doença, sendo essa segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil. As maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

Fonte: Seção de Comunicação Social –EPCAR.

EPCAR REALIZA SOLENIDADE DE PASSAGEM DE COMANDO DO CORPO DE ALUNOS

BQHost Banner Grande 2