Net Rosas Banner Grande
Unimed Banner Grande
BQHost Banner Grande
Aprendiz

EPCAR realiza solenidade de passagem de Comando do Corpo de Alunos 

Tenente-Coronel Joel assume o Corpo de Alunos da tropa mais jovem da Força Aérea Brasileira

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), atua há 70 anos na preparação do futuro cadete aviador da Força Aérea Brasileira (FAB). E, para que sua missão possa ser cumprida, dois importantes setores da Escola formam os pilares de sustentação da Unidade: a Divisão de Ensino (DE), que é responsável pela formação acadêmica dos alunos, através do Ensino Médio e o Corpo de Alunos (CA), que é responsável pela formação militar dos discentes do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR). E, na manhã desta sexta-feira (29/11), a EPCAR realizou a passagem de Comando do Corpo de Alunos, do Tenente-Coronel Aviador Gleison Antonio Somensi ao Tenente-Coronel Aviador Joel de Castro Sales. Realizada no pátio de formaturas da Escola, a solenidade e o ato de passagem foram presididos pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, contando com a presença de militares da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), familiares dos comandantes substituto e substituído e autoridades locais.

Após dois anos a frente do Comando do CA, o Tenente-Coronel Gleison seguirá para a cidade do Rio de Janeiro (RJ), onde realizará o Curso de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (CCEM), na Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR). Durante suas palavras de despedida o oficial destacou o trabalho desenvolvido, agradecendo a todos pelo apoio para o cumprimento das missões atribuídas. “Fazer parte da jornada dos mais jovens militares da nação que se dispuseram ao serviço da Pátria é, sobretudo, um privilégio. Aqui, onde os sonhos começam a se transformar em realidade, tive o privilégio de estar perto a pessoas maravilhosas, alunos que superam barreiras enormes e vivem de forma vibrante e inspiradora. Deixo os meus agradecimentos à Força Aérea Brasileira pela confiança depositada há dois anos quando fui designado para esta nobre missão. Agradeço aos chefes e todos os militares desta Guarnição pela fidalguia sempre presente nas nossas interações e, de forma especial, à equipe do CA, por haverem aceitado a missão de estarmos mais próximos a nossos alunos com dedicação e responsabilidade”, discursou.

Em seu discurso, o Brigadeiro Bellintani destacou o trabalho realizado pelo Tenente-Coronel Gleison e desejou sorte ao novo comandante, ressaltando as responsabilidades e os desafios por ele a serem enfrentados para a transformação de adolescentes em militares, lapidando condutas com base na hierarquia e na disciplina. “Seguramente, o cargo de Comandante do Corpo de Alunos representa um papel fundamental no cumprimento da missão da EPCAR, ao atuar diretamente na atividade-fim de nossa Escola. Nossos alunos tiveram referência de honestidade, honradez, correção e senso de justiça no comando do Tenente-Coronel Gleison e, ao Tenente-Coronel Joel, desejo às boas-vindas à Nascente do Poder Aéreo e o desejo de um período muito profícuo, juntamente a toda a sua família. Suas credenciais e experiência na área de ensino o conduzirá na nobre tarefa de lidar com a juventude, com os futuros líderes da FAB”, enfatizou.

Natural de Ponte Nova (MG), o Tenente-Coronel Joel possui vinte e três anos de serviços prestados ao Comando da Aeronáutica (COMAER). Piloto de transporte, possui mais de 3.400 horas de voo e já comandou esquadrões no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), com sede atualmente na cidade de Lagoa Santa (MG). Ingressou na EPCAR no ano de 1996 e, recentemente, atuava na Diretoria de Ensino da Aeronáutica (DIRENS), que fica sediada em Brasília (DF). Chega para a Nascente do Poder Aéreo com a expectativa de dar continuidade ao trabalho que vem sendo desempenhado nestes anos, destacando o orgulho em comandar o Corpo de Alunos da Instituição onde iniciou sua carreira militar. “Voltar aqui é uma honra muito grande! Foi aqui que iniciei minha carreira militar e além do meu sentimento e da minha satisfação, é um orgulho poder estar representando muitos profissionais que por aqui passaram e igualmente honram esta Escola que muito representa em nossas vidas, no crescimento moral, profissional e militar, para àqueles que têm o privilégio de ocupar estes bancos escolares. Minha expectativa é de continuar o trabalho desenvolvido pelo Tenente-Coronel Gleison e tudo o que já foi feito pelos comandos anteriores, buscando melhorias para que nós possamos cada vez mais enaltecer o nome desta Escola e, consequentemente, o nome da Força Aérea Brasileira”, concluiu.

Antecedendo a solenidade, ocorreu o descerramento da foto do comandante substituído na galeria de retratos dos Comandante do Corpo de Alunos da EPCAR. Já durante a cerimônia, ocorreu o ato solene de passagem de cargo de comandante, a revista à tropa pelo comandante substituto, o grito de guerra dos esquadrões componentes do CPCAR e o desfile da Guarda de Honra dos alunos da Escola em continência ao novo comandante, encerrando a solenidade.

Fonte: Seção de Comunicação Social-EPCAR.

Leia também:

ALUNOS DO ESQUADRÃO SABRE DA EPCAR PRESTAM COMPROMISSO À BANDEIRA

BQHost Banner Grande 2