Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

Parceria garante a recuperação de áreas no Parque da Serra de  Ouro Branco

Acordo também permitirá futura revitalização do Manancial do Veríssimo, responsável por abastecer a cidade

Recuperação de áreas degradadas e de estradas internas no Parque Estadual da Serra de Ouro Branco são os objetivos de um de termo de intenções assinado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Prefeitura de Ouro Branco, na região Central de Minas Gerais. O acordo também permitirá a futura recuperação do Manancial do Veríssimo, que fica localizado na unidade de conservação.

O documento foi assinado pelo diretor-geral do IEF, Antônio Malard, e pelo prefeito de Ouro Branco, Hélio Campos. Também participam da cooperação a Copasa e o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG).

“É um importante compromisso para as organizações que participam e irá permitir a conservação e a recuperação de áreas no interior do parque”, afirma Antônio Malard. “Com a união de esforços conseguiremos realizar o trabalho e fazer com que turistas e, principalmente, os cidadãos de Ouro Branco, possam usufruir da unidade de conservação”, completa. O prefeito de Ouro Branco, Hélio Campos, também destacou que as melhorias podem trazer mais renda e visitantes ao município.

O principal objetivo do termo é a recuperação da Estrada da Serra, localizada no interior da unidade de conservação. Futuramente, o Manancial do Veríssimo, que é responsável pelo abastecimento da cidade e cujas nascentes estão localizadas no interior do parque, também será revitalizado.

A assinatura do documento de intenções fez parte das comemorações dos 300 anos de Ouro Branco e de Minas Gerais, realizadas entre os dias 13 e 16/2, no município. As principais celebrações aconteceram no domingo (16/2), com uma cavalgada pela Serra de Ouro Branco e abertura das exposições comemorativas da criação da Capitania de Minas Gerais, além do pacto entre o IEF e a cidade.

O Parque Estadual Serra do Ouro Branco foi criado em 2009 e tem cobertura vegetal constituída por campo rupestre, além de importantes remanescentes de mata atlântica. A serra forma um divisor de águas de três importantes bacias hidrográficas: do Rio das Velhas, do Paraopeba, e do Rio Doce.

Fonte: Agência Minas.

Leia também:

GE NA PRAÇA DESTACOU A IMAGEM DE MINAS, A CULTURA, E O ESPORTE DE CONGONHAS