Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

PM  de Meio Ambiente prende trio por garimpo clandestino no Rio das Mortes

Três garimpeiros  foram detidos pela Polícia Militar de Meio Ambiente  na manhã deste sábado (05/12), durante operação “Paz no Campo XII”, realizada com o objetivo combater o garimpo clandestino de ouro no leito do Rio das Mortes, em São João del Rei, no Campo das Vertentes.

Os autores, de 23, 53 e 63 anos, estavam sendo monitorados pela PM desde o início da manhã deste sábado, exercendo extração ilegal de ouro com técnica de mergulho, mediante a instalação de draga, conhecida popularmente por quatinha, tipo de atividade que necessita de autorização dos órgãos ambientais competentes.

Foi constatado que os envolvidos  cometeram crimes de extração de recursos minerais sem a autorização, permissão, concessão, licença, ou em desacordo com a obtida; fazer funcionar, em qualquer parte do território nacional, estabelecimentos, obras ou serviços potencialmente poluidores, sem licença ou autorização dos órgãos ambientais competentes; usurpação de bens pertencentes  à União; associação criminosa para fins específicos de cometer crime.

Um dos envolvidos já havia sido preso em flagrante no ano de 2011, por extrair ouro ilegal utilizando  draga de sucção com técnicas de mergulho no Rio Grande, em Santana do Garambéu, na Zona da Mata mineira. Ele também foi detido pela PM de Meio Ambiente em novembro deste ano, por extração ilegal de ouro no Rio das Mortes.

A plataforma (draga) utilizada pelos  autores  foi construída em madeira sobre tambores de latão. Ao todo, foram lavrados em desfavor dos autores três autos de infração, totalizando 33.503,56 UFEMG, equivalentes (ano 2020) a R$ 124.351,81, referentes as infrações cometidas:  funcionar sem licença ambiental utilizando draga de extração mineral (ouro); causar intervenção que resulte em poluição, degradação e dano ao recurso hídrico e dragar para fins de extração mineral (ouro), no leito do Rio das Mortes, sem a devida outorga.

As atividades de extração mineral no local foram suspensas pela Polícia Militar de Meio Ambiente, até a regularização junto aos órgão ambientais competentes.

Foi dada voz de prisão em flagrante aos autores, e encaminhados à delegacia de Polícia Civil em Juiz de  Fora.

Ao todo, foram apreendidos os seguintes materiais:

– 01 balde de plástico contendo certa quantidade de minerais, possivelmente  ouro e cassiterita, que estavam sendo extraídos  no local;

-02 motores a gasolina, marcas Toyama e Buffalo;

– 01 compressor marca Schuz, motor marca Toyama;

-01 bomba hidro get 4 polegadas, acoplada a mangueiras de sucção;

– 01 bica de ferro com grades e carpetes, utilizados para retenção dos minerais;

– 01 bateria metálica;

– 01 cuia metálica, utilizada para apurar ouro;

– 06 conjuntos blusa e macacão;

– 01 par de botas;

-02 toucas;

– 01 par de joelheira;

– 01 mascareta;

– 01 chupeta;

Fonte: PM de Meio Ambiente.

Leia também:

HOMEM É DETIDO POR MANTER 72 CÃES EM SITUAÇÃO DE MAUS-TRATOS EM TIRADENTES