Ofensas raciais teriam ocorrido após uma discussão de trânsito.
A Polícia Civil encerrou as investigações de um crime de injúria racial ocorrido em Barbacena, contra uma idosa de 64 anos. O fato foi registrado em maio de 2024, quando uma mulher, após uma discussão de trânsito, promoveu injúrias raciais contra a vítima.
De acordo com apurações, as ofensas começaram porque a vítima tinha dificuldades para entrar no veículo dela, em virtude de problemas ortopédicos. A investigada, de dentro do carro dela teria ficado impaciente, ordenando que a mulher tirasse o carro da sua frente, caso contrário a atropelaria. Por fim, após as ameaças, teria proferido ofensas raciais contra a idosa.
A vítima procurou a PCMG para realizar o registro da ocorrência e solicitar providências. Durante as investigações foram realizados diversos levantamentos, oitivas de testemunhas, recolhimento de imagens de câmeras de segurança e perícias que possibilitaram a identificação da suspeita.
O inquérito policial foi concluído e enviado à Justiça para as demais providências legais cabíveis.
A Polícia Civil esclarece que o crime de injúria racial está tipificado na Lei 7.716/89, que equipara a ofensa racial ao racismo e tem pena de 2 a 5 anos de reclusão, além de multa. O racismo é inafiançável e imprescritível, de acordo com a Constituição Federal.

Com informações: 13º Departamento PCMG.