O prefeito de Queluzito, na região Central de Minas, Danilo Rodrigues de Albuquerque, foi eleito presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba (Amalpa) em assembleia da nova diretoria que estará à frente da entidade em 2025, realizada na sede da Amalpa, nesta sexta-feira (10/01), em Conselheiro Lafaiete.
O prefeito de Itabirito, Élio da Mata, foi eleito vice-presidente, e como segundo vice o prefeito de Conselheiro Lafaiete, Leandro Chagas. O Conselho Fiscal Efetivo será representado por Anderson Cabido e Sávio Fontes, prefeitos de Congonhas e Ouro Branco respectivamente.
Durante o encontro, o ex-presidente da AMALPA e prefeito de Casa Grande, Luiz Otávio Gonçalves, agradeceu pelo período em que esteve à frente da associação e desejou sucesso aos novos gestores.
O secretário executivo da AMALPA, Moisés Matias, destacou a importância da associação, que completou 48 anos de atuação, como uma base essencial para discussões políticas e a promoção do associativismo. “A AMALPA foi a grande célula mater de todos os acontecimentos regionais a nível de associação e consórcio. As cidades da região precisam estar unidas, como Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco, Queluzito, entre outras”, afirmou.
O presidente eleito, Danilo Rodrigues, ressaltou o compromisso de fortalecer a entidade e buscar soluções conjuntas para os municípios da região. “Precisamos pontuar as pautas regionais, e uma delas são as condições das estradas que cortam nossos municípios”, destacou.
Já o conselheiro Anderson Cabido levantou uma preocupação sobre a segurança pública, alertando para o risco de proximidade do crime organizado com os municípios do Alto Paraopeba. “Que estejamos preparados. Contem com Congonhas”, frisou.

Presidência:
• Presidente: Danilo Albuquerque, prefeito de Queluzito
Vice-presidências:
• 1º Vice-presidente: Elio da Mata, prefeito de Itabirito
• 2º Vice-presidente: Leandro Chagas, prefeito de Conselheiro Lafaiete
Conselho Fiscal:
• Anderson Cabido, prefeito de Congonhas
• Sávio Fontes, prefeito de Ouro Branco
• Geraldino Pacheco, prefeito de São Brás do Suaçuí
Conselho Fiscal Suplente:
• Carlos Roberto, Prefeito de Cristiano Otoni
• Reinaldo Arimateia, prefeito de Casa Grande
• Ricardo Milagres, prefeito de Senhora de Oliveira
Sobre a AMALPA
Fundada em junho de 1976, a AMALPA congrega atualmente 24 municípios da microrregião do Alto Paraopeba e Vale do Piranga, com o objetivo de fortalecer a política regional por meio da união entre os gestores e a busca por soluções integradas para os desafios locais.

Com informações: Amalpa..