Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

Polícia Civil implanta Plantão Digital nas delegacias regionais de Barbacena e SJDR

A Polícia Civil de Minas Gerais, por meio do 13º Departamento, implantou o Plantão Digital, que passou a operar nesta semana, nas delegacias regionais de Barbacena e São João del Rei, visando garantir agilidade nos procedimentos policiais.

O Plantão Digital possibilita a realização de autos de prisão em flagrante por meio de videoconferências, em sala virtual, com a participação de policiais e envolvidos em ocorrências criminais, integrado por equipes que atuam em dois locais distintos – uma no plantão da delegacia onde ocorreu o fato e a outra no local da delegacia do plantão digital.

Esse diálogo, mantido por videoconferência, é registrado diretamente no sistema oficial da Polícia Civil, o PCNET. As ocorrências são processadas no ambiente virtual, com assinaturas digitais e gravações, garantindo integridade ao processo.

Para aderir ao projeto, basta que a delegacia disponha de computadores com câmeras, uma plataforma virtual (programas baixados gratuitamente) e conexão de internet.

Alexsander-soares-diniz

O Chefe do 13º Departamento de Polícia Civil, delegado geral  Alexsander Soares Diniz, destacou a importância da implantação do sistema na região: “Paralelamente, teremos mais delegados e mais escrivães  para atuarem nas investigações, e também nas atividades administrativas , na administração de pessoas, unidades policiais, de veículos e identificação. É a introdução da Polícia Civil num patamar de evolução tecnológica. Uma evolução que não atinge tão somente a instituição Polícia Civil, mas também para o seu produto  inquérito policial,”disse.

Flávia-mara-camargo-murta

“As expectativas quanto a implantação do plantão digital em Barbacena e São João del Rei são as mais positivas possíveis, afinal de contas  temos que estar de braços dados com a tecnologia pois  ela profissionaliza as urgências e encurta as distâncias, mesmo porque estamos unindo duas grandes regionais (Barbacena e São João del Rei). Assim, acreditamos no melhor atendimento ao público  além de podemos abranger nosso atendimento a todas as cidades localizadas no entorno dessas duas grandes regionais,” comentou Flávia Murta, delegada  da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Barbacena.

O Plantão Digital alia qualidade e velocidade na lavratura de procedimentos de flagrante, gerando economia de recursos públicos e reduzindo o tempo de permanência de equipes policiais civis e militares nas unidades. O projeto ainda evita o deslocamento de vítimas, testemunhas e policiais para o encerramento de uma ocorrência em outra cidade.

Com a implantação do Plantão Digital na região, os Autos de Prisão em Flagrante de 8 comarcas, que abrangem 37 municípios,  poderão ser realizados sem deslocamento  por uma única equipe de plantão.

Foto (capa/arquivo); Januário Basílio.

Leia também:

CRIANÇAS DE BARBACENA SÃO BENEFICIADAS COM BRINQUEDOS ARRECADADOS EM CAMPANHA