Polícia Militar e APAE celebram um ano do projeto de cinoterapia em Barbacena
Projeto em parecia com a Apae, atende cerca de 55 pessoas com resultados positivos.
Na última sexta-feira (14), a Polícia Militar comemorou um ano de implantação da Cinoterapia. O projeto, em parceria com a Apae, tem por base a Terapia Facilitada por Cães (TFC), uma atividade em que o assistido utiliza-se do estímulo com o cão para vencer obstáculos, limitações físicas e psicológicas, melhorando significativamente a qualidade de vida e reintegração dessas pessoas na sociedade.
Participaram da solenidade, que aconteceu nas dependências da Apae, autoridades militares e civis, os atendidos pelo projeto com os familiares, além, é claro, da Jade, a cadela da raça Golden Retriever, estrela do projeto. Ela foi treinada especialmente para atuar na atividade em função do temperamento dócil e amável.
O Comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, Ten Cel Ângelo Augusto de Pádua e Silva, ressaltou a importância do projeto e dos militares que participam dele. “A Cinoterapia é um projeto do coração. É motivo de orgulho ver uma ação tão bonita idealizada pelos militares do 9º Batalhão. Nesse um ano de funcionamento, temos vários testemunhos positivos”, disse.
Durante o evento, também aconteceu a reinauguração do “Espaço de Reabilitação Maria Beatriz de Araújo Lima”, em homenagem à “Titiza” uma das fundadoras da Apae e que permanece na instituição até hoje. No final, algumas famílias pré selecionadas receberam cestas de Natal recebidas através de campanha interna dos militares.
Fonte: 13ª RPM – Barbacena.