Net Rosas Banner Grande
Unimed Banner Grande
BQHost Banner Grande
Aprendiz

Por causa da pandemia, Congonhas faz encenação da Paixão de Cristo online

Tradicional celebração da Semana Santa será exibida na internet a partir deste domingo (5).

A cidade histórica de Congonhas, que fica a cerca de 80 km de Belo Horizonte, encontrou uma alternativa para as celebrações da Semana Santa, sem colocar em risco os milhares de fiéis que precisam se manter em isolamento social. A partir deste domingo (5), uma minissérie sobre a ressurreição de Jesus Cristo será exibida na internet.

“As nossas encenações são famosas no país todo. São pioneiras, muito tradicionais. A cidade toda se envolve totalmente”, disse o diretor artístico José Félix Junqueira, o Zezeca. “Gravar os vídeos foi uma forma que a gente encontrou de manter a tradição”, concluiu.

A encenação da Paixão e Ressurreição de Cristo, nas ladeiras de Congonhas é uma das mais tradicionais do estado. A história é contada por cerca de 80 atores profissionais de diversos grupos da cidade, que começam a ensaiar muito antes das celebrações. Além dos atores, moradores e fiéis se envolvem na celebração, totalizando cerca de 200 personagens.

“Acabou que a quarentena coincidiu com a quaresmo e fomos todos, de uma forma ou de outra, forçados ao recolhimento, reflexão, andar mais em câmera lenta”, disse Zezeca.

A minissérie é uma iniciativa do Museu de Congonhas, em parceria com a Secretaria de Cultura do município e foi quase toda gravada no tradicional Santuário de Bom Jesus de Matosinhos. Construído no século XVIII, o Santuário é um dos destaques do barroco mineiro por trazer obras de Aleijadinho que recriam as cenas da Via Sacra.

Cada um dos episódios traz passagens que relatam, por meio dos personagens como Jesus, Maria, Pilatos, Tomé, Madalena, Pedro e Judas, os principais acontecimentos da história da Crucificação e Ressurreição de Cristo.

Os vídeos serão exibidos no Canal Congonhas, no Domingo de Ramos, Terça-feira Santa (Encontro de Jesus com Maria), Quinta-feira Santa (Lava-pés), Sexta-feira da Paixão e Domingo de Páscoa, sempre às 8h.

Fonte: G1 Minas Gerais/Foto(arquivo): Eliane Gouveia.

Leia também:

SANTUÁRIO DA PIEDADE DIVULGA PROGRAMAÇÃO ONLINE DA SEMANA SANTA, EM BARBACENA

BQHost Banner Grande 2