Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Prefeitura de Barbacena inaugura 20 leitos de UTI para tratamento de vítimas do covid-19

Anúncio foi feito durante entrevista coletiva com prefeito e autoridades de saúde. Vagas são destinadas a pacientes da microrregião do município, que tem mais de 250 mil pessoas.

 

A Prefeitura de Barbacena inaugurou, na terça-feira (7/04), 20 novos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) voltados pra tratamento de pacientes com o novo coronavírus.

Destes leitos, 10 funcionam na Santa Casa de Misericórdia e outros 10 são no Hospital Policlínica e Maternidade de Barbacena (Imaip).

O anúncio ocorreu em entrevista coletiva com o prefeito Luís Álvaro Abrantes Campos, a secretária municipal de Saúde, Marcilene Dornelas, e o médico infectologista Hebert Fernandes.

O investimento nas novas estruturas foi de aproximadamente R$ 3 milhões.

Barbacena é a cidade polo de tratamento para Covid-19 na microrregião, compreendendo outros 25 municípios no Campo das Vertentes.

No entanto, o prefeito afirmou que apesar dos novos leitos, seria preciso de mais unidades para atender toda esta população.

“Sabemos que para a microrregião de Barbacena, que atende 250 mil pessoas, seriam necessários 75 leitos, o que corresponde a 3% da população. Outros cinco leitos ainda serão entregues para o Hospital Ibiapaba”, explicou o prefeito.

Sobre a criação de novos leitos no Hospital Ibiapaba, Marcilene explicou que a instituição é referência em tratamento de cardiologia e oncologia.

O hospital ofereceu ao município cinco leitos de UTI para pacientes de alta complexidade cardíaca e oncológica que tiveram Covid-19.

O Ibiapaba possui outros 15 leitos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a secretária de Saúde, dentro da microrregião de Barbacena, as cidades de Alto Rio Doce, Antônio Carlos, Cipotânea e Ibertioga têm hospitais para o primeiro atendimento clínico dos casos de Covid-19.

“Antes da pandemia, tínhamos sinalizados na nossa região a falta de 40 leitos de UTI. Dos que já existiam, 100% estavam ocupados. Dos leitos clínicos, 75% estavam ocupados. Com o crescimento da curva epidemiológica, vimos que precisávamos criar novos leitos”, contou Dornelas durante a entrevista coletiva.

Fonte: G1 Zona da Mata- foto(reprodução):Prefeitura de Barbacena.

Leia também:

CORONAVÍRUS: PROJETO EM BARBACENA BUSCA DOAÇÕES PARA PRODUÇÃO DE MÁSCARAS