Net Rosas Banner Grande
Unimed Banner Grande
BQHost Banner Grande
Barbacena Shopping

Previsão de tempo instável e chuvoso nas próximas horas em Barbacena.

A formação de áreas de instabilidade provocada por aproximação de frentes frias tem deixado o tempo instável em todas as regiões de Minas Gerais, inclusive em regiões do Estado consideradas como sendo de pouca incidência de chuva em grande parte do ano. O volume de chuva registrado em todo Estado pela Defesa Civil de Minas Gerais supera o registrado em anos anteriores, e em algumas regiões de Minas como por exemplo, no Sul e Sudeste e região Central do Estado, vários municípios vem registrando desde a segunda quinzena do mês de outubro alto índices pluviométricos, com médias de chuvas que superam o previsto para todo aquele mês. Em novembro o volume total de chuva registrado também foi superior ao que estava previsto para diversas regiões mineiras.

Em Barbacena na região do Campo das Vertentes, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume pluviométrico registrado ao longo de todos o mês, foi de 276,6 milímetros, superando 67,8 mil´metros acima de toda a  média prevista para novembro, estimada em torno dos 208,8 milímetros. Ao longo deste mês, em apenas único dia o município registrou mais de 50 milímetros de chuva, volume considero alto para um único dia de chuva de acordo os meteorologistas. Para dezembro, há previsão é de que o volume de chuva projetado para todo este mês supere a meta.

O alto volume de chuva na região deixando a Defesa Civil Municipal e Corpo Bombeiros Militar em alerta para possibilidade de ocorrerem risco deslisamento de encostas e transbordamento de rios e córregos. Moradores localizados em áreas consideradas de riscos estão sendo orientados quanto a possibilidade de instabilidade  do solo, que fica encharcado durante este período em que se registra volume de chuvas mais intensos e contínuos, e quanto ao surgimentos de rachaduras nas paredes, em qualquer uma destas situações, a orientação dos bombeiros e Defesa Civil, é que morador deixe o local e acione os órgãos competentes para uma melhor avaliação detalhada sobre a situação deste imóvel, e caso seja necessário, ele poderá ser interditado para que não cause danos pessoais e que vidas sejam ceifadas decorrente de algum acidente causado por temporais.

Para os próximos dias, sábado e domingo, há possibilidades um percentual maior de chuva, podendo vir  acompanhado por raios e rajadas de ventos em pontos isolados do município.

Neste momento em Barbacena, o tempo segue instável com pancadas de chuva a todo instante, e céu encoberto com poucas aberturas de sol. Ainda para esta sexta-feira (07), a previsão do acumulado de chuva para hoje é de cerca de 30 mm.

Até o momento, não foram registrados pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Municipal, ocorrência de destaque em decorrência do alto volume de chuva que tem caído na cidade nas últimas horas. Para o fim de semana, o sábado ainda poderá registrar alto volume de chuva, estimado em torno de 15 mm. Já para domingo (09), o esperado é de apenas 01 mm.

Foto (Januário Basílio): Vista geral de Barbacena com céu encoberto registrado no final da manhã desta sexta-feira (07).

BQHost Banner Grande 2
Barbacena Shopping