Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Primeiro caso de meningite bacteriana é confirmado em Capela Nova

Vítima é um adolescente de 15 anos, que foi transferido para o Hospital Eduardo de Menezes em Belo Horizonte.

Um adolescente de 15 anos, morador de Capela Nova, no Campo das Vertentes, foi diagnosticado com meningite bacteriana neste fim de semana. Ele está internado no Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte, desde a noite deste domingo (8). As medidas preventivas estão sendo adotadas, segundo a Secretaria de Saúde de Capela Nova.

G1 entrou em contato com o Hospital Eduardo de Menezes e também com a Secretaria Estadual de Saúde e aguarda retorno.

O secretário Sandro Eduardo de Paiva disse que o paciente buscou o serviço de saúde na cidade na sexta-feira (6). Ao longo do final de semana, ele também foi atendido em Barbacena até ser encaminhado para a unidade que é referência em infectologia na capital.

“Há uns 15 dias, ele esteve em Caldas Novas (GO). Na volta, começou a ter dor de cabeça, mas achou que era sinusite. Na noite sexta-feira, as dores ficaram mais fortes e ele veio até a unidade básica de saúde. Foi medicado e voltou para casa. No sábado, os sintomas pioraram e ele retornou à unidade. O médico suspeitou e fizemos a transferência para o Hospital Geral de Barbacena, para que fossem feitos os exames adequados. O diagnóstico de meningite bacteriana foi confirmado. Na noite de domingo (8) ele foi transferido para o Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte”, explicou.

Segundo o secretário, o cartão de saúde indica que o adolescente está com as vacinas em dia, inclusive contra a meningite. Mesmo em Belo Horizonte, a Prefeitura acompanha o quadro do paciente. O secretário disse que, conforme boletim da manhã desta segunda, familiares disseram que ele apresentou reação aos medicamentos e o quadro é de melhora.

Sandro Eduardo de Paiva explicou que todas as medidas preventivas foram adotadas. “Todos os familiares que tiveram contato mais próximo com ele foram medicados. Um médico do Programa de Saúde de Família (PSF) vai à escola onde o adolescente estuda para tirar dúvidas de pais, professores e alunos e adotar as providências necessárias”, comentou.

Ele explicou que está reunindo cópias do prontuário do adolescente na UBS e as do Hospital Geral de Barbacena para apresentar na Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Barbacena. “Vamos explicar o que foi feito e buscar orientações sobre o que mais podemos fazer na cidade, como medida de prevenção”, explicou.

Segundo ele, quem tiver dúvidas, deve procurar a unidade básica de saúde ou sala de vacina levando o cartão para ser conferido e receber as orientações.

Outros casos na Zona da Mata

Em 26 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde de Juiz de Fora confirmou que uma menina, de 10 anos, morreu por meningite pneumocócica na cidade. Em fevereiro, a pasta havia confirmado casos que não eram dos tipos mais graves em quatro pacientes de idades não divulgadas neste ano.

E em 21 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que uma menina de 3 anos morreu também por causa da doença em Muriaé.

Saiba mais sobre a doença

A meningite acontece quando há uma inflamação das meninges, as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. No Brasil, a doença é considerada endêmica e os casos acontecem ao longo de todo o ano.

Fonte: G1 Zona da Mata/Foto(arquivo): Marlan Kling/G1.

Leia também:

EVENTO CELEBRA ANIVERSÁRIO DO ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL DE BARBACENA