Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz

Realizada no começo da noite desta quinta feira(15), procissão com a imagem de Nossa Senhora da Piedade pelas principais ruas do centro de Barbacena. A cidade parou para ver a Santa passar.

Devotos de várias cidades da região passaram pelo Santuário durante os 12 dias de realização da festa. Na extensa programação, houve as celebrações eucarísticas, novenas e confissões, momentos em que os fiéis aproveitam para renovar e restaurar a fé e adoração a Nossa Senhora da Piedade.

Na missa das 17 horas, celebrada por Dom José Eudes Campos do Nascimento, ficou lotada. e muitas  pessoas presentes no local da cerimônia, se aglomeraram pelo adro do Santuário. Logo após a missa, foi realizada a procissão e no retorno da imagem para o Santuário, houve a bênção das flores e a coroação de Nossa Senhora.

Para o Padre Geovane Luis da Silva, Pároco do Santuário, ” não há como separar cultura, religião e fé, os três elementos  estão  justapostos, interligados. A fé, ela  expressa a cultura de um povo e a cultura está também impregnada  pelos elementos da religiosidade popular. E a restauração de um monumento histórico tem que considerar tudo isso; é um monumento que expressa a fé mas também, que  expressa a cultura de um povo. A preservação de um patrimônio histórico vai muito nessa linha,  preservar não só a arte pela arte mas como também, perceber que toda a arquitetura deste templo ela evoca o Sagrado, e ela tem uma finalidade também religiosa  e não é só um patrimônio cultural, é  um templo vivo que respira e transmite a fé,” destacou Padre Geovane.

Na missa celebra na parte da manhã, houve uma procissão saindo da Capela do Educandário para o Santuário seguida de missa e logo após,  cerimônia de obliteração do selo comemorativo dos 290 anos de criação da Paróquia.

Fotografias: Januário Basílio