Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Profissionais da saúde de Barbacena recebem 1ª dose da vacina contra Covid-19 

CoronaVac chegou ao município na tarde de terça-feira (19). Três técnicas de enfermagem que atuam na linha de frente da pandemia foram sorteadas para o início da imunização.

As técnicas de enfermagem Silvana Aparecida do Nascimento, de 43 anos, Maria Gracieti Cardoso, de 43 anos e Raquel Kelly, de 41 anos, foram as primeiras pessoas a tomarem as doses da vacina contra a Covid-19 em Barbacena.

A vacinação ocorre um dia após a chegada de 13.840 doses da CoronaVac para a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Barbacena, que compreende 31 municípios do Campo das Vertentes.

A solenidade começou às 11h40 desta quarta-feira (20) no prédio da Regional de Saúde, e contou com a presença do prefeito de Barbacena, secretário municipal de Saúde, e a superintendente regional de Saúde, Hérica Vieira.

As três profissionais de saúde foram escolhidas através de um sorteio realizado pelas autoridades na tarde de terça-feira (19). Todas trabalham na linha de frente contra a Covid-19: Silvana é técnica do Hospital Regional, Maria Gracieti atua na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Funcionários e Raquel trabalha no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

No início da semana, a Prefeitura de Barbacena informou sobre as diretrizes para o plano de vacinação, que seguirá o Programa Nacional de Imunização.

Com isto, nesta primeira fase, serão vacinados trabalhadores de saúde que atuam na linha de frente de combate a Covid-19, indígenas e quilombolas, idosos com 75 anos ou mais e pessoas com 60 anos ou mais institucionalizados.

 

Estrutura

Segundo a Prefeitura, o município tem atualmente 21 salas de vacinas ativas e o mesmo já elaborou o Plano Municipal de Vacinação, onde são contempladas adequações à rede de frio, salas de imunizantes e aquisição de câmaras frias.

A ação também prevê a aquisição de caixas térmicas para vacinação domiciliar, além da compra de computadores para o registro dos vacinados e demais insumos pertinentes ao processo.

De acordo com o número de doses recebidas por Barbacena, serão elaboradas estratégias complementares ao Plano de Vacinação Municipal, como, por exemplo, a ampliação do horário de vacinação, abertura das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) aos finais de semana, estruturação de outros pontos de imunização e sistema drive-thru.

Fonte: G1 Zona da Mata/foto: Thais Fullin.

Leia também:

COVID-19: BARBACENA RECEBE PRIMEIRO LOTE DE VACINAS CONTRA O CORONAVÍRUS