Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Programação do Natal Luz 2018 é o destaque do Museu de Congonhas 

O Museu de Congonhas apresenta uma programação natalina para congonhenses e visitantes. Música, teatro e uma exposição de presépios se somam aos demais atrativos do Natal Luz 2018, oferecidos pela cidade neste período. Esta programação está inserida nas comemorações pelos 80 anos de Emancipação Política de Congonhas, comemorados este ano.

– A primeira atração desta terça-feira, 18 de Dezembro, será o Grupo Olhos que Cantam, às 20h. No repertório, as canções “Mundo bem Melhor”, “Baby Can How You” e “Aleluia”.

O grupo, formado por deficientes visuais de Congonhas e Conselheiro Lafaiete, nasceu das atividades musicais da Fundação e sensibiliza a todos por onde passa. A Fundação é uma entidade filantrópica, de Assistência Social, sem fins lucrativos para apoio cultural, educacional e terapêutico, instituída em 1999, com o objetivo de implantar um serviço de atendimento e acolhimento as pessoas com deficiência visual, com sede na cidade de Conselheiro Lafaiete, atendendo a toda Região como Instituição Referência de saúde (alguns atendimentos realizados pelo SUS).

– Às 20h30, será a vez do Concerto Natalino da Orquestra de Câmara Sesiminas, que trás canções eruditas, que transitam entre o barro, romantismo, música popular brasileira (MPB), rock, entre outros.

Com realização do Sesi/Fiemg com apoio do Museu de Congonhas e da CSN Mineração, o concerto conta com um repertório mais clássico com obras de Haendel, Mozart, Sarazate, Warlock e Villa-Lobos. Para a segunda metade estão peças mais populares, como Yesterday dos Beatles, Por una cabeza de Carlos Gardel, a seresta “Carinhoso” de Pixinguinha e ainda uma compilação de obras de Chico Buarque, feita pelo Maestro Marcelo Ramos.

Para o encerramento, está reservada a execução de músicas de Natal, do compositor americano Leroy Anderson, como “Noite Feliz”, “Adeste Fideles”, “Joy to the world”, “Jingle Bells”, entre outros. A apresentação de Congonhas tem a direção do maestro Marco Antônio Drumond.

– Já nesta quarta-feira, 19 de Dezembro, o Museu de Congonhas recebe a Interferência Teatral do Grupo Boca de Cena, no Museu de Congonhas, 19 de Dezembro, às 21h.

 

Presépios

Fica em cartaz no Museu de Congonhas até o dia 6 de janeiro de 2019, a Exposição “Presépios do Brasil – Coleção Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP”, integrante do circuito de presépios de Minas Gerais.

Carregada de simbolismo e beleza, a exposição apresenta algumas das mais belas criações premiadas nos 46 anos do Concurso Nacional de Presépios da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP). Esta se une ao Museu de Congonhas para promoverem, pelo interior de Minas, a descentralização cultural, que é inaugurada por esta exposição de presépios.

Em 2018, o Concurso Nacional de Presépios da FAOP celebra sua 46ª edição. Essa ação gerou um rico acervo de presépios premiados que serão apresentados a toda população como parte integrante da programação do Museu de Congonhas, com o intuito de valorizar e difundir a criatividade do povo brasileiro, que ao incorporar elementos próprios de sua experiência de vida promvem inúmeras releituras do tema,  tornando cada presépio único.

O Museu de Congonhas às quartas-feiras, de 13h às 21h. Terça, quinta, sexta, sábado e domingo, de 9h às 17h. No período do Natal, não funcionará dias 24, 25, 31 de Dezembro e 1º de Janeiro.

Fonte: Prefeitura de Congonhas.