Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz

Projeto de alfabetização de idosos adequa formas de interação durante pandemia 

Durante o período de isolamento social, um projeto de extensão da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), que busca alfabetizar pessoas da terceira idade, promove interação com os alunos por meio da internet e do telefone como forma de evitar a evasão escolar.

O Grupo de Alfabetização de Pessoas Idosas é coordenado pela professora Mônica Todaro, do Departamento de Ciências da Educação (Deced) e oferece aulas gratuitas à pessoas com idade acima dos 60 anos, que estejam em qualquer nível de instrução.

Com as aulas suspensas por conta da pandemia do novo coronavírus, o contato com os estudantes tem sido feito via mensagens por aplicativos de mensagens. Eles se comunicam por grupos de WhatsApp.

“Não é possível alfabetizar a distância, mas é importante estimular o exercício cognitivo das pessoas idosas”, afirma Todaro.

O objetivo dessa fase do projeto é tornar o período de isolamento social mais confortável para os alunos, que sentem falta do convívio social.

Dessa forma, os integrantes do grupo interagem diariamente, com o compartilhamento de áudios, imagens, textos, receitas, diálogos e trocas de histórias.

Para aqueles que não dispõem de um aparelho celular ou não têm acesso à internet, a interação é feita pelo telefone fixo.

No entanto, de acordo com a Universidade, a iniciativa tem inspirado alguns dos idosos, que já lidam com a tecnologia, a fim de diminuir os incômodos do isolamento social.

Fonte; G1 Zona da Mata/foto(divulgação): UFSJ.

Leia também:

PREFEITURA DE CONSELHEIRO LAFAIETE INICIA TESTAGEM EM PROFISSIONAIS DA SAÚDE