Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz
Banner grande BQHost 2

Reinauguração da Biblioteca e entregas de distintivos movimentam EPCAR

Eventos marcam atividades acadêmicas desenvolvidas pela Divisão de Ensino, reconhecendo alunos com alto desempenho e retornando com as atividades em um novo espaço na Biblioteca

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) tem como principal missão a preparação do futuro cadete aviador da Força Aérea Brasileira (FAB) por meio do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR). Para isto, dois setores são vitais para que esta preparação possa ocorrer com excelência: o Corpo de Alunos (CA), que cuida da vida e da formação militar do aluno e a Divisão de Ensino (DE), que é responsável por ministrar a formação nos campos acadêmicos. Assim, com o objetivo de aprimorar a estrutura de ensino e motivar os alunos a estarem sempre envolvidos com as disciplinas, nesta terça-feira (17/08), aconteceu a inauguração das novas instalações da biblioteca da Escola, na parte da manhã e, no período vespertino, foi realizada a cerimônia de entrega de distintivos de monitoria aos alunos do Esquadrão Hércules, primeiro ano do CPCAR.

 

REINAUGURAÇÃO DA BIBLIOTECA

Após aproximadamente dois meses de reformas e adequações para proporcionar maior comodidade a seus usuários, a biblioteca “Major Farmacêutico Carlos Mário Lacerda da Cruz Machado” reabriu suas portas para que os frequentadores possam usufruir dos cerca de 12.500 exemplares, 19 computadores, 92 tablets, além de cd´s, áudio livros e revistas. Criada em 1949, a biblioteca visa promover e facilitar o acesso à informação, oferecendo um atendimento satisfatório a todos os frequentadores. Estiveram presentes na reinauguração o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, o Prefeito de Barbacena, Carlos Augusto Soares do Nascimento, o professor aposentado Carlos Vinícius Costa da Cruz Machado, que lecionou na EPCAR e é filho do militar que é homenageado com o nome do espaço, dentre alguns militares, professores e alunos que foram premiados nos concursos de redação e produção artística, realizados no âmbito acadêmico, sendo que o vencedor deste último teve sua mídia eternizada na porta principal de acesso à biblioteca. Também foram homenageados, como forma de agradecimento, àqueles que contribuíram diretamente para a reforma do espaço.

“Procuramos fazer um ambiente mais atrativo, com mais cor, descontraído, com mais ventilação, agora com bancos para leituras de forma mais relaxada e um acervo diversificado. As salas de estudos em grupo permanecem à disposição e contam com uma grande melhoria, visto que são acústicas”, enalteceu a Chefe da biblioteca, Tenente Karen Cristina de Oliveira Almeida, reforçando que este espaço de estudos também pode ser utilizado pela comunidade barbacenense, após contato prévio com o setor. “A biblioteca também é aberta ao público barbacenense que deve e pode usufruir deste expediente e desta estrutura”, finalizou a bibliotecária, que descerrou a placa da modernização do local acompanhada pelo Comandante da EPCAR

Para o aluno João Renato de Oliveira Gonçalves, do Esquadrão Sabre, terceiro ano do CPCAR, esta reinauguração foi revestida por um misto de sentimento, pois além de sagrar-se vencedor do concurso de criação artística, teve sua arte afixada na porta principal de entrada da biblioteca, eternizando seu pensamento de forma criativa e que será compartilhada por todos que lá acessarem. O discente disse que os alunos se sentem muito valorizados com as melhorias que foram implementadas no local. “A biblioteca tem grande importância na vida do aluno e foi exatamente isso que quis expressar no desenho. A arte apresenta um aluno no futuro, trajado com um suposto uniforme operacional e equipado. Há uma seta que sai de um livro com a ideia de justamente mostrar que para o aluno alcançar o que almeja, ele deverá primeiro que se dedicar aos estudos e nada melhor para representar isso que uma biblioteca”, discorreu o vencedor do concurso, descrevendo o significado de sua criação.

O Brigadeiro Silva Mendes enalteceu a importância de um espaço como esse para a formação dos alunos, e, na oportunidade da presença do Prefeito Municipal, destacou que a pandemia impediu maiores interações com alunos da cidade para utilização do espaço, mas que a EPCAR se orgulha e compartilha esse local de conhecimento, como é representado por uma biblioteca, com toda a população barbacenense. “Nossa biblioteca está de portas abertas para a população e, assim que a pandemia permitir, que os barbacenenses possam usufruir de nossas instalações. Quando esta biblioteca foi criada em 1949, junto com a Escola, a Força Aérea tinha apenas oito anos de criação, ou seja, ambas acompanham toda história da FAB desde o seu nascimento. Parabéns aos alunos premiados por se destacarem nos concursos, pois hoje vocês dão exemplo totalmente contrário a muitas opiniões que ouvimos, certamente por desconhecimento, de que o ambiente militar limita a criatividade e o poder de pensar. Então, posso dizer que é um motivo de muito orgulho os alunos que nós temos aqui. Parabéns a todos”, disse o oficial-general.

 

ENTREGA DE DISTINTIVOS DE MONITORIA

No final da tarde, no auditório 1 da EPCAR, foi a vez de destacar o desempenho acadêmico dos alunos integrantes do Esquadrão Hércules, primeiro ano do CPCAR. Selecionados, por disciplina, devido ao bom rendimento acadêmico, além de apresentarem perfil condizente com a função de monitor, verificando-se aspectos como relação interpessoal, comunicação, interesse, organização, desenvoltura, comprometimento e conduta militar ilibada, esses alunos foram agraciados com o Distintivo de Monitoria, uma distinção àqueles que, no contexto educativo, auxiliarão os demais companheiros de turma no processo de ensino com a mediação dos docentes.

A coordenação da monitoria no esquadrão é realizada pelo aluno mais antigo daquela turma. A aluna Jessica Callegari Silva de Oliveira será a coordenadora de sua turma e recebeu seu distintivo de monitoria na disciplina de filosofia, afirmando que sempre teve paixão por estudar e por ensinar, sendo este um momento de grande motivação em sua jornada de preparação na EPCAR. “Gosto muito da matéria e adoro ensinar, além de já estar muito motivada com a pré-monitoria que já estava praticando. Queria muito ser monitora dessa matéria e os conteúdos que estavam sendo apresentados em aula me mantinham cada vez mais interessada na matéria e nessa intenção da monitoria. Estar sendo reconhecida por algo que eu fiz, me deixa muito feliz. Pretendo ser monitora durante os três anos aqui na EPCAR, preferencialmente em filosofia, mas gosto de outras matérias que também ficaria feliz em ser monitora. Essa escola dá muitas oportunidades para exercermos várias atividades, nos sentimos bem, fazendo alguma coisa, nos sentimos diferentes”, concluiu.

O Tenente-Coronel Aviador Aron-Luis Martins da Silva, Chefe da Divisão de Ensino da Escola, destacou que a atividade de monitoria é uma das estratégias de apoio à aprendizagem adotadas pela EPCAR com o objetivo de auxiliar os alunos no processo ensino-aprendizagem e que, mesmo por meio de uma cerimônia simples, em função da pandemia, o significado deste momento é muito marcante. “Pode-se dizer que os monitores têm a capacidade de se tornarem os agentes da mudança na vida acadêmica dos companheiros de turma. Além disso, aqueles que ensinam, ao mesmo tempo aprendem. E aprendem de forma a solidificar o conhecimento, desenvolvendo valores desejáveis à postura dos futuros oficiais da FAB, tais como liderança, responsabilidade, camaradagem e espírito de corpo. Aos escolhidos, parabéns pela conquista! Honrem a confiança depositada, ora materializada pelo distintivo que ostentarão na farda”, finalizou o oficial.

A solenidade contou com a presença dos 54 alunos que receberam o distintivo de monitoria, de representantes da pedagogia, do coordenador do corpo docente da Escola, professor Alexandre José Rodrigues, do Chefe da Divisão de Ensino, do Comandante do Corpo de Alunos, Tenente-Coronel Aviador Joel de Castro Sales, que presidiu a cerimônia e, de forma remota, dos demais integrantes do esquadrão e dos professores das disciplinas.

Fonte: Seção de Comunicação Social-EPCAR.

Leia também:

EM BARBACENA: COMANDANTE DA EPCAR RECEBE MAIOR CONDECORAÇÃO DOS ESCOTEIROS