Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

A fonte luminosa,  localizada na praça dos Andradas em frente ao principal templo religioso de Barbacena, o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, sempre foi um dos pontos de atração para milhares de famílias no centro da cidade.

Quem não se lembra da época de quando esta fonte passou por  uma grande intervenção paisagística em meados de 1993 e 94,  quando foi alterada sua parte  estrutural elevando o seu piso passando a ficar nivelado com o da rua onde atualmente encontra-se o ponto de táxi, enfrente ao Santuário. Antigamente, para seguir da região da fonte para acessar a rua enfrente ao santuário, era necessário passar por uma pequena escada contendo aproximadamente cinco degraus.

Com o passar do tempo a fonte deixou de funcionar por problemas  elétricos e hidráulico. Em 2012, a fonte voltou a funcionar jorrando água em meio á efeitos luminosos sincronizados  alternando nas cores azul e vermelho. Parecia que enfim, o brilho e a magia daquele local havia retornado de vez, tanto que a quantidade de pessoas que passam pelo local e paravam  pra fazer um registro em fotos tendo a fonte como um dos principais  elementos da composição fotográfica eram frequentes, iniciando durante ao dia, indo até altas horas da noite. Jovens, crianças , adolescentes, pessoas de todas as idades queriam um registro em fotos com a fonte, tamanha a alegria das pessoas. Pela terceira vez, em meados de 2015, a fonte para de funcionar os efeitos luminosos, até posteriormente parar de funcionar por completo. Há cerca de aproximadamente 30 dias, foi realizado a limpeza e reparos hidráulicos voltando  a funcionar normalmente, porém, a parte dos efeitos luminosos permanecem desativados.

Fotos (Arquivo/2014): Januário Basílio.