Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz

Santa Casa de Barbacena completa 168 anos de fundação nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (20/07), a Santa Casa de Misericórdia de Barbacena completa 168 anos de fundação.  A instituição, de cunho filantrópico, é referência macrorregional em saúde para cerca de 51 municípios que integram as microrregiões de Barbacena, Conselheiro Lafaiete e São João del Rei.

Fundada pela Confraria ou Irmandade de Santo Antônio, organizada em 20 de julho de 1852, a instituição foi  inaugurada em 1º de Janeiro de 1858,  Deve-se a fundação aos donativos de Antônio José Ferreira Armond, devido a herança herdada de seu irmão, padre José Joaquim Armond. Antônio José faleceu em 10 de janeiro de 1852, deixando em seu testamento quase toda sua fortuna para a fundação da Santa Casa. O testamento foi nomeado a Dr. Camilo Ferreira Armond, o qual juntamente com o Vigário Joaquim Camilo Brito, organizaram a Confraria ou Irmandade de Santo Antônio, confiando a ela a direção do Hospital.

A Santa Casa de Misericórdia dispões de ampla rede de especialidades de médicas à serviço da população, com  Clínica de Pediatria; Clínica de ginecologia e Obstetrícia; Pronto Atendimento Pediátrico;  UTI Neo Natal; Clínica Médica; Clínica Cirúrgica;  Clínica de Ortopedia; Clínica de Neurocirurgia (referência em neurocirurgia de alta complexidade); Clínica de Nefrologia; Clínica de Álcool e Drogas; Pronto Atendimento de Convênio e Particular,  e UTI Adulto.

Ainda integra as atividades da instituição; a Casa da Gestante, que abriga e dá atenção às puérperas (mamães) que necessitam estar acompanhando seu filho na UTI Neonatal e não têm onde permanecer durante este período; a Rede Cegonha, que proporciona a busca de um serviço cada vez mais eficiente com destaque para as gestantes, mães e bebês; a Casa do Velho Amigo, que abriga idosos de longa permanência sem fins lucrativos.Além disso; a Santa Casa desenvolve atividades importantes de incentivo ao aleitamento materno e a coleta de leite humano por meio de sua Agência de Leite.

Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados a seus pacientes, a Santa Casa de Misericórdia de Barbacena foi credenciada como Hospital Amigo da Criança, recebendo o título em 28 de março de 2003. E em 2010, a instituição  recebeu a Faixa Prata, no Prêmio Regional de Qualidade – Zona da Mata como reconhecimento dos trabalhos prestados a Barbacena e região. Além disso, em 2011, foi contemplada com a Faixa Ouro no Prêmio Regional de Qualidade–Zona da Mata.

Fotos (arquivos): Januário Basílio.

Leia também:

POLICIAIS ORGANIZAM FESTA SURPRESA PARA CRIANÇA APAIXONADA PELA PM