Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz

Santos Dumont instala barreiras sanitárias em vias de acessos ao município

Em combate a pandemia, decorrente do novo coronavírus, desde a última quinta-feira (11/06), a Secretaria de Saúde, de Santos Dumont vem realizando barreiras de controle sanitário de entrada de veículos em três pontos do município. As unidades foram montadas nos acessos norte (próximo ao Cabangu Campestre), sul (próximo ao supermercado Epa) e pela BR-499 (Rodovia Historiador Osvaldo Henrique Castello Branco).

De acordo com a Secretaria, os postos funcionarão diariamente, de 7h às 19h, até domingo (14). Os agentes envolvidos na ação trabalham com equipamentos de proteção individual (EPIs) recomendados para as ações de combate ao novo coronavírus.

Quando um veículo chega em um dos postos, é realizada uma rápida entrevista com o motorista, que tem por objetivo facilitar o controle da Secretaria de Saúde quanto a entrada de pessoas de outros municípios em Santos Dumont.

Durante a entrevista, são anotadas informações como a origem do veículo, motivo da entrada, tempo de permanência previsto, dentre outras. São checadas também informações sobre a saúde dos ingressantes que estejam relacionadas a comorbidades da Covid-19, histórico de hipertensão, diabetes, dentre outras listadas. Além disso, é verificado também se os ocupantes do veículo tiveram algum sintomas recente da Covid-19 ou contato com alguém que teve a doença.

Outra ação realizada no momento da parada é a higienização dos pneus dos veículos com Hipoclorito de Sódio a 12%, mesmo material utilizado na higienização das vias e espaços públicos, que possui eficácia comprovada no combate a vírus e bactérias.

Os agentes verificam ainda, a aferição de temperatura de pessoas que entram no município. A medição é rápida e, caso a temperatura esteja igual ou superior a 37.2°, é solicitado que o motorista encoste o veículo e aguarde alguns instantes para uma nova medição. Se o resultado repetir, os agentes entram em contato com a Secretaria de Saúde que realiza o acompanhamento ao possível paciente.

Os dados são armazenados para que a Secretaria de Saúde possa realizar um acompanhamento dos recém chegados ao município. Havendo algum eventual caso suspeito, com essas informações, as ações de controle da propagação da doença tornam-se mais suscetíveis ao controle dos departamentos competentes para evitar uma rápida propagação da Covid-19 em Santos Dumont, bem como o acompanhamento de eventuais casos confirmados para a realização do isolamento domiciliar ou acompanhamento médico, se necessário.

Fonte; Prefeitura de Santos Dumont.

Leia também;

BARBACENA COMPLETA 48 HORAS SEM REGISTRAR NOVOS CASOS DE CORONAVÍRUS