Net Rosas Banner Grande
BQHost Banner Grande
Aprendiz

Saúde de Congonhas avança na ampliação de testes rápidos para Covid-19

A Secretaria de Saúde de Congonhas ampliou a aplicação de testes rápidos para Covid-19 e, em uma semana, 400 pessoas foram testadas no município. Desse total, apenas três pacientes, que estavam assintomáticos, receberam resultado positivo para a doença. A previsão, segundo  a pasta, é de que até outubro serão aplicados 6.400 testes.

Cada Unidade Básica de Saúde (UBS) aplica 20 testes por semana, sendo 16 para população geral (80%) e 4 para prestadores de serviços formais ou informais (20%). O objetivo da ação é traçar o perfil epidemiológico da infecção por coronavírus no município de forma territorializada.

As residências são selecionadas aleatoriamente, sendo que apenas uma pessoa, escolhida pelos familiares, realiza o teste. Deve ser selecionado o morador que mais circula, e não aquele que está em isolamento, como, geralmente, é o caso dos idosos.

Os exames são agendados e realizados na UBS, com utilização de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e respeito às normas de segurança. Caso o teste seja positivo, todos os familiares são testados.

Em Congonhas, os pacientes que estão com suspeita de Covid-19 e/ou foram testados positivos para a doença permanecem em isolamento domiciliar obrigatório. Eles são acompanhados diariamente por equipes da Secretaria Municipal de Saúde.

Informe epidemiológico

De acordo com o Informe epidemiológico divulgado, nesta terça-feira (30/06), pela Secretaria Municipal de Saúde, 86 casos de Covid-19 haviam sido confirmados em Congonhas. Já receberam alta hospitalar e/ou cumpriram isolamento domiciliar de 14 dias sem intercorrências 55 casos confirmados de Covid-19.

Ao todo, foram notificados no município 3.207 casos prováveis de infecção pelo coronavírus. Segundo informou a Secretaria de Saúde de Congonhas, esse número se refere às pessoas que procuraram o call center ou os serviços de saúde do apresentando sintomas de febre e/ou qualquer sintoma respiratório.

Desses,184 casos estão sendo monitorados com suspeita da doença; 2.845 foram descartados baseado em critério clínico ou encerramento do período de monitoramento. Outros 121 foram descartados por meio de resultado de exame negativo; Dois óbitos foram confirmados e quatro descartados.

Fonte: Prefeitura de Congonhas.

Leia também:

COMUNIDADE CATÓLICA DE BARBACENA CELEBRA NOSSA SENHORA DO CARMO