Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz
Banner grande BQHost 2

Temporal causa destruição e alagamentos na zona rural de Barbacena

Um temporal na madrugada desta terça-feira (12} causou destruição e alagamentos de ruas e residências nos distritos de Correia de Almeida e Costas da Mantiqueira, zona rural de Barbacena, no Campo das Vertentes.

De acordo com os Bombeiros, a Corporação foi acionada por moradores de Correia de Almeida, por volta de 00h25,  a comparecer ao local devido aos transtornos causados pelo temporal. Quando os bombeiros se aproximavam da sede do distrito, ainda na BR-040, as equipes depararam com veículos em meio ao matagal às margens da rodovia.

Já na sede do distrito, foi possível observar que a “tromba d’água” havia deixado diversas ruas e residências localizada na parte baixa do distrito completamente inundadas e alguns moradores estavam ilhados.

Ainda segundo os bombeiros, em alguns trechos de ruas do distrito  a água atingiu uma altura aproximada de 1,80 metros. moradores que estavam ilhados foram  socorridos com o apoio de  populares e  encaminhados para locais mais seguros entretanto durante os trabalhos,  os bombeiros receberam a informação de que moradora, de 34 anos, estava desaparecida tendo sido levada pelas águas.

Os bombeiros  empreenderam buscas com o objetivo de localizar a moradora em áreas inundadas, em determinado local dos trechos inundados a água atingiu cerca de 100 m de uma margem a outra  e devido a pouca  visibilidade, e existência de cercas de arame,  galhos de árvores e troncos boiando no local os trabalhos foram iniciados. Após  intenso trabalho os bombeiros localizaram a moradora  agarrada em uma árvore, para não ser levada pela correnteza. A moradora queixava-se de dores devido ter sido picada por uma cobra. Além disso, ela estava sonolenta e bastante cansada e com sintomas de perda de consciência .

Os  bombeiros conseguiram  resgatá-la, levando para um local seguro. Logo em seguida, encaminhada  pelo Samu ao Hospital Regional de Barbacena para cuidados médicos onde foi constatado pelo médico plantonista três picadas de cobra venenosa, possivelmente uma jararaca.

Em vídeos publicados por moradores de Correia de Almeida nas redes sociais, é observar veículos sendo levado pela força da água que se formou em diversas ruas do distrito, levando pânico à população.

Posteriormente, por volta de 03h, uma das equipes deslocaram até ao distrito de Costas da Mantiqueira onde haviam mais moradores ilhados, sendo verificado que em uma da residência haviam seis pessoas, entre elas duas crianças, onde o nível das águas subiu cerca de dois metros de altura.  Os bombeiros conseguiram resgatar as pessoas, bem como dois cães pertence aos familiares.

Em alguns trechos da BR-040, atingido pelo temporal, houve deslizamento de terra na altura do km 714, onde parte de um barranco cedeu prejudicando o tráfego de veículos.

Equipes do Corpo de Bombeiros de Barbacena retornaram aos locais afetados pelo temporal em apoio aos familiares dos distritos, juntamente com equipes da Defesa Civil Municipal, para contabilizar os danos e prejuízos causados aquela população.

Fotos: Bombeiros de Barbacena.

Leia também:

DECRETO RESTRINGE FUNCIONAMENTO DE ATIVIDADES COMERCIAIS EM BARBACENA