Net Rosas Banner Grande
BQHost Banner Grande
BQHost Banner Grande 2

Congonhas é o primeiro município do Alto Paraopeba a receber a Expedição.

Com o objetivo de intensificar e de promover os atrativos turísticos, bem como, o dia da dia das cidades que compõem a região do Campo das Vertentes e Alto Paraopeba, o Vertentes das Gerais iniciou na última sexta-feira (11), a “Expedição Alto Paraopeba”. E neste primeiro momento, a “Cidade dos Profetas” foi o ponto inicial desta expedição.

A princípio, foram capturadas imagens do entorno do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, considerado um dos principais ponto de referência turística do município, atraindo turistas de várias partes do Brasil e do exterior. Visitamos o interior do Santuário que está passando  por obras de restauração, onde foi possível deslumbrar a imagem do Senhor Bom Jesus em destaque no Altar Mor, juntamente a ela, um variado acervo sacro de imagens e peças compõem o patrimônio religioso.  A Sala dos Milagres também foi outro ponto que nos chamou a atenção. Dentro da Sala foi possível sentir uma energia positiva muito forte e ao mesmo tempo, o silêncio reinava no ambiente,e foi durante a nossa visita ao local que testemunhamos vários romeiros e turistas realizando suas orações, alguns deles, apenas para agradecer, outros, para  realizarem novos peidos na esperança de serem alcançados.

Descendo a ladeira, visitamos as capelas que compõem o complexo religioso do Santuário. No interior das  capelas, encontram-se ilustrada por meio de imagens a Via-Sacra com cenas da Paixão de Cristo representadas por meio de um conjunto de esculturas esculpidas em cedro brasileiro e policromias, seguindo a estética sentimental e rebuscada do rococó. De tão perfeitas e devido a  originalidade das imagens e seus traçados forte  nos dão a impressão de realidade.

Visitamos ainda, diversos outros ponto da cidade histórica, dentre os quais, a Romaria e a linda e imponente igreja de São José, este último atrativo turístico, emoldurado ao fundo pela beleza da serra teve sua construção iniciada no final de 1817 e concluída no final do século XIX, por não ter sido contemplado com os benefícios oriundos do período do Ciclo do Ouro que ocorreu em Congonhas durante grande parte do século XVIII,  apresentar interior bem simples  e não possui tombamento pelo Patrimônio Histórico Nacional.

Nos próximos dias, o Vertentes das Gerais retornará a região do Alto Paraopeba para coletar um maior número possível de imagens dos principais municípios que formam está importante região mineira, cujas as imagens estarão sendo apresentadas no decorrer do ano na Coluna Imagens, e também, para ilustrações de publicações  futuras sobre eles.  Da mesma forma, os municípios que  compõem a  região do Campo das Vertentes terá um espaço  especial dedicado a eles no Vertentes das Gerais, e dentro em breve, internautas de várias partes do Brasil que acessarem o nosso Portal, poderão contar com um pouco mais sobre a história e acervos presentes nestes municípios por meio de postagens na Coluna Imagens.

O início destas expedições pelas cidades da região faz parte de uma séries de novidades que o Vertentes das Gerais está promovendo nos últimos dias no Portal, possibilitando um amplo espaço para que cada cidade  esteja inserida no contexto noticiário da região, valorizando a cultura e a peculiaridade de cada uma delas.

Fotografias: Januário Basílio.

BQHost Banner Grande 2