Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Vida de Emeric Marcier em Barbacena é destaque em publicação na Romênia

A passagem e vida de Emeric Marcier em Barbacena, foi destaque em uma publicação na Romênia com o título “O Brasil de Emeric Marcier”, escrita pelo autor Radu Lilea, onde ele se propõe a criar  “uma janela muito estreita para o mundo (ou mundos) de Marcier”. A publicação de oito páginas é repleta de ilustrações de obras e fotos de Emeric, e descreve a sua importância para a arte.

A passagem de Marcier em Barbacena é retrata ao lembrar do encanto do artista com o interior mineiro que através de sua geografia e a luz filtrada e suave, lhe inspirava a pintar ao ar livre, onde Marcier decidiu viver com a sua família. De acordo com a publicação, a bela casa de Emeric Marcier em Barbacena era frequentada por intelectuais cariocas, paulistas e mineiros.

Sobre Emeric Marcier

Pintor e muralista Romeno, Emeric Marcier (1916 –1990) foi naturalizado brasileiro e passava a maior parte de seu tempo entre as cidades de Barbacena e Rio de Janeiro, com frequentes e longas viagens pela Europa. O tema religioso perpassa sua obra com frequência. Estudou na Real Academia de Belas Artes de Brera por três anos, com especialização em murais e afrescos. Muda-se para Paris, onde frequentou a École Nationale Superieure des BeauxArts, durante um ano. Sendo um admirador do muralismo italiano dos séculos XIII e XIV, Emeric começou a produzir obras murais que também exploravam a religiosidade mineira, o sentimentalismo barroco das cidades históricas pelas quais passou, assim como Ouro Preto, Tiradentes e São João del Rei.

Conviveu com os pintores Arpad Szenes, Vieira da Silva, Vitor Brauner, Antonio Dacosta, Saul Steinberg, dentre outros, em Milão, em Paris e em Lisboa para onde se muda após o período parisiense. Em abril de 1940 veio para o Brasil fugindo da guerra, onde acabou por fixar residência. Aqui conviveu com os pintores Guignard (a quem apresentou Ouro Preto), Lasar Segal, José Pancetti, Di Cavalcanti, Antonio Bandeira, Carlos Scliar, Aldo Bonadei, Inimá de Paula e outros mais jovens como Fani e Carlos Bracher. Foi grande amigo de inúmeros escritores brasileiros, como Jorge de Lima, Murilo Mendes, Paulo Mendes Campos, Otto Lara Resende, Lucio Cardoso, Manuel Bandeira, Carlos Drumond de Andrade, Cecília Meireles, Ledo Ivo e Roberto Alvim Correa. Sobre sua obra religiosa, Affonso Romano de Santanna publicou um livro Estória dos sofrimentos, morte e ressureição do Senhor Jesus Cristo na pintura de Emeric Marcier, publicado em 1983 pela Editora Pinacotheke.

Marcier deixou um livro de memórias intitulado Deportado para a vida, publicado pela Livraria Francisco Alves Editora, após sua morte que ocorreu em Paris, em 1990.

 

arte-pmb

Fotos: Prefeitura de Barbacena.

Leia também:

CONFIRA OS HORÁRIOS DE MISSAS NO DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA, EM BARBACENA