BASE DE SETOR DE POLICIAMENTO É INAUGURADA NA REGIÃO CENTRAL DE BARBACENA

Inaugurada na noite da última quarta feira (20) no Centro de Barbacena, a Base do Setor 01 de policiamento da Polícia Militar de Minas gerais. A solenidades de inauguração teve início com a celebração da Santa Missa no Santuário de Nossa Senhora da Piedade,  em seguida, diversas autoridades civis, militares e política da cidade, participaram da inauguração oficial da Base Operacional. Dentre os presentes, o Comandante da 13ª Região de Polícia Militar de Minas Gerais, Cel. PM Jesus Milagres, o Comandante do 9º BPM, Ten Cel Ângelo Augusto de Pádua, o prefeito e a vice de Barbacena, Luis Álvaro Abrantes Campos e Angela Kilson, e de demais autoridades.

Durante a solenidade, que contou com a participação da Banda de Música do 9º BPM, moradores, empresários e autoridades do município que contribuíram de forma direta ou indireta para a instalação da Base policial, foram homenageados.

A nova Base de policiamento implantada, dispõem de uma sala com serviço de monitoramento com visão de 360 graus da praça, e teve a assinatura arquitetônica projetada pelo arquiteto barbacenense, Guto Costa, o qual doou toda a elaboração do projeto em prol da segurança da população local.

O Comandante da 13ª RPM, Cel. PM Jesus Milagres, ressaltou que o local não é um posto policial como era implantado em anos anteriores, onde um militar ficava todo o tempo de serviço no interior do prédio, mas quando da necessidade da população para confeccionar um boletim de ocorrência, por exemplo, ele teria que ligar para a central de operações para solicitar a presença de uma  guarnição policial para poder fazer este registro ou mesmo para possíveis rastreamentos, dependendo da necessidade na época. No sistema atual, as bases de setor de policiamento contam com as presenças efetivas de um Tente como comandante responsável pela unidade operacional, que tem uma grande área territorial sobre sua responsabilidade de atuação.

A Guarda Municipal também fará uso da Base de Policiamento, atuando em conjunto com a Polícia Militar.

Acesse a galeria de imagens registrada pelo fotógrafo Januário Basílio: