Coluna Januário Basílio: Imagens antigas do Pontilhão em Barbacena

O bairro Pontilhão em Barbacena, é um dois bairro que mais tem passado por intervenções urbanas nos últimos anos. Buscando em meus  arquivo de imagens da cidade, encontre várias fotografias que ilustram as mudanças sofridas  neste local desde 1992.

As alterações ocorreram desde os estreitamento de canteiros, e também, na  tonalização das pedras centenárias dos arcos.

O  centenário Pontilhão Pedro II, monumento  construído na década de 1870 pelo arquiteto alemão Hertell, é um dos mais importante cartão postal de Barbacena. Sendo também, a principal passagem de quem chega a Barbacena vindo da BR 040.

Quando no início da minha juventude, a primeira mudanças ocorridas no bairro Pontilhão que presenciei, foi no final da década de 1980, quando foi delimitado com  pequenos canteiros de cimento  as divisões da pista de rolamento que antes não existiam no local.  No local que antes existiam a rotatória com as plameiras no entroncamento com a Avenida Governador Bias Fortes,  era apenas uma grande pista larga sem nenhuma delimitação de pista de mão e contra-mão, favorecendo os acidentes que eram frequentes no local.

Com a crescente frota de veículos circulando pela cidade, as intervenções para tornar a fluidez no trânsito  de veículos e pedestres nesta região da cidade são praticamente inevitáveis, mudando drasticamente a estética de  um dos mais importantes bairro de Barbacena.

Confirma nas imagens a seguir, algumas dessas alterações realizada a partir de 1992 pelas lentes de Januário Basílio.