Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

13ª RPM e Guarda Civil Municipal de Barbacena emitem Nota sobre uso de máscaras

A Assessoria da Comunicação Organizacional da Décima Terceira Região de Polícia Militar, juntamente com o Comando da Guarda Civil Municipal de Barbacena, emitiram, na manhã desta quinta-feira (30/04), uma Nota Oficial sobre boatos que circulam nas rede sociais de uma suposta cobrança e possibilidade aplicação de multas à população do município flagrada em vias públicas e estabelecimentos comerciais sem a utilização de máscaras em prevenção a covid-19.

Leia a Nota completa abaixo:

Nota Oficial

Durante a semana, surgiram informações em redes sociais e aplicativos de mensagens de que a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal estariam multando quem estivesse no carro ou em moto sem a máscara.

Informamos que as informações são falsas, uma vez que tal procedimento não foi determinado pelo governo do estado ou município. Em Minas Gerais, o governador Romeu Zema publicou a Lei 23.636, de 2020, no Diário Oficial, no dia 18 de abril, passando a ser obrigatório o uso de máscaras de proteção como prevenção ao novo coronavírus (Covid-19) em todo estado Estado de Minas Gerais. O município de Barbacena vem seguindo o Decreto estadual.

A lei diz que o uso obrigatório deve ser feito por funcionários, servidores e colaboradores que prestem atendimento ao público nos órgãos e nas entidades da administração pública; nos sistemas penitenciário e socioeducativo; nos estabelecimentos industriais, comerciais, bancários, rodoviários e metroviários; nas instituições de longa permanência para idosos; nos serviços de transporte individual e coletivo, público e privado de passageiros no âmbito do Estado e nas unidades lotéricas  em funcionamento em Minas. O documento não menciona situações em veículos particulares.

Dessa forma, a 13ª RPM e a Guarda Civil Municipal de Barbacena orientam a  população a repassarem informações que venham de órgãos oficiais e, em caso de dúvidas, entrem em contato com alguma autoridade.

 

Hudson Abner Pinto, Cel PM                                        Itamar José de Souza Júnior

Comandante da 13ª RPM                                      Guarda Civil Municipal de Barbacena

Fonte: ACO -13ª RPM/foto(arquivo): Januário Basílio.

Leia também:

CORONAVÍRUS: AÇÕES PRESENCIAIS DO MAIO AMARELO SÃO TRANSFERIDAS PARA SETEMBRO