Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Cefec abre as portas para o lançamento do livro, “Totoca, A Centenária Menina”.

No enceramento das festividades da programação que celebra o centenário de nascimento de Maria Leite de Castro Coutinho ( Dona Totoca), um seleto grupo de pessoas estiveram prestigiando o lançamento oficial do livro “Totoca, A Centenária Menina”, ocorrido na noite da última sexta-feira (27), no espaço cultural Plataforma Rotunda, localizado no Centro Ferroviário de Cultura de Barbacena (Cefec).

O livro, organizado pelo Jornalista, Sérgio Cardoso Ayres, relata parte da história de vida de Dona Totoca, que ela mesmo havia escrito em anotações diversas que estavam guardados em seu arquivo pessoal. Dentre os assuntos relatados no livro, estão sua história de dedicação e de amor ao catolicismo, religião a na qual atua fervorosamente como membro integrante da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, instituição religiosa que fundou e mantém a igreja de mesmo nome, localizada na cidade de Barbacena.

Durante o lançamento do livro, Totoca agradeceu ao público presente por ter disponibilizado alguns minutos do dia para celebrar junto com ela, mais este momento especial em sua vida. Em seu discurso, sempre muito simpática e lúcida por sinal, Totoca falou do seu amor pela Igreja Católica e fez uma moção referente ao tempo em que a Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte esteve desativa, quando naquele período, lhe fora confiada a missão de reativa-la e mante-la em atividade. Com muita alegria e distribuindo sorrisos, e ainda, arrancando gargalhadas do público presente, ela também falou sobre seus momentos de folia curtindo os festejos carnavalescos na cidade.

Durante todo o mês de abril, Dona Totoca recebeu homenagens dos mais variados setores da sociedade barbacenense. Dentre os quais; do programa cultural Música na Praça, idealizado e organizado por Lauderley Marioley, e também, do Coral da Ordem Terceira de Nossa Senhora do :Carmo, que promoveu o Concerto de Gala, tornando aquela noite inesquecível para Dona Totoca. Ainda como parte da programação de seu centenário, foi celebrado uma Missa em Ação de Graças na Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte, onde dezenas de pessoas fizeram filas para abraçar uma das pessoas mais ilustre das personalidades de nossa cidade.

Muita justa e merecida as homenagens destinada a nossa centenária Dona Totoca. Além de carismática e sempre muito receptiva com as pessoas, o seu amor incondicional por Barbacena nos faz refletir o quanto ainda temos por apreender nesta vida no que tange há valores por nossa terra, nossa cultura e nossa gente. Dona Totoca sem sombras de dúvidas, é um tesouro de valor incalculável para nossa cultura, religiosidade, e para história de Barbacena.

A organização da cerimônia de Lançamento do livro, “Totoca, A Centenária Menina”, teve assinatura  da equipe de colaboradores da Glória Eventos, tendo à  frente e no comando das atividades, a empresária Maria da Glória Britar de Castro Pereira, “Gogoya”.

O coral do Projeto Cultural Plataforma Rotunda, que apoio de forma importante o lançamento do livro, além é claro, de ceder o espaço físico, ainda presenteou Dona Totoca com lindas e emocionantes apresentações de clássicos da MPB, como por exemplo, a música “Maria, Maria”, do cantor Milton Nascimento. Acertaram em cheio o Plataforma Rotunda pela seletiva de músicas apresentadas.

O livro, “Totoca, A Centenária Menina”, pode ser adquirido na secretaria paroquial da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção, na Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte.

Veja os melhores momento do evento como fotos registradas por Januário Basílio.