Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

Alunos do CPCAR realizam viagem virtual às Serras do Lenheiro e de São José

A atividade abordou os conhecimentos de maneira interdisciplinar

Alunos do 2º ano do Esquadrão Sabre da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) realizaram, no dia 29/10, uma viagem virtual às Serras do Lenheiro e de São José, situadas, respectivamente, nos municípios de São João Del Rei e Tiradentes, na Campo das Vertentes.

A atividade, prevista no calendário letivo, acontece anualmente de maneira presencial, mas precisou ser adaptada à nova realidade imposta pela pandemia da COVID-19. Com soluções tecnológicas, a viagem virtual abordou os conhecimentos de maneira interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de Geografia, Biologia e História que proporcionaram um tour virtual, além de contar com a participação do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha. “Este ano tem apresentado muitos desafios para o ensino, a realização da viagem de estudo virtual teve o objetivo de, a despeito das medidas restritivas decorrentes do enfrentamento ao coronavírus (COVID-19), proporcionar aos alunos os conteúdos das disciplinas programados para a região de São João Del Rei e Tiradentes e, dessa forma, adequar a atividade para a situação atual, com as aulas sendo ministradas por meio de videoconferência”, explicou o Coronel Mauro Henrique Monsanto da Fonseca e Souza, chefe da Divisão de Ensino da EPCAR.

A atividade foi iniciada com um passeio pelas ruas do centro histórico da cidade de São João Del Rei, seguida pela visita às milenares pinturas rupestres da Serra do Lenheiro, tendo como destino final a Casa das Águas, sede da Unidade de Conservação “Refúgio de Vida Silvestre Libélulas da Serra de São José”. “A oportunidade dos alunos realizarem a viagem virtual às serras do Lenheiro e de São José visou aperfeiçoar, mesmo de modo online, os conteúdos e conhecimentos aprendidos nas aulas de geografia, história e biologia, em um contexto no qual as idas presenciais a campo se encontram restritas”, relatou um dos mediadores da viagem, o professor da disciplina de geografia, Patrício Aureliano Silva Carneiro.

Ao longo de todo o percurso, os militares tiveram a oportunidade de observar e interpretar a riqueza regional, com ênfase nos aspectos geológicos e históricos da ocupação humana desde o período colonial, além da destacada biodiversidade local. “A viagem virtual ultrapassou os obstáculos impostos pela pandemia e nos proporcionou experiências e aprendizados únicos. Além disso, foi observado pelos alunos o grande empenho dos professores e da Divisão de Ensino para proporcionar o máximo de conhecimento e exploração da Serra do Lenheiro, da Serra de São José e do 11° Batalhão de Infantaria”, afirmou o aluno João Vithor Mendes Pereira e Silva.

A viagem de estudos faz parte do calendário letivo e visa trabalhar, em campo, conteúdos previamente discutidos em sala de aula e, apesar do período atípico e as restrições as viagens presenciais, a EPCAR tem buscado adaptações nas atividades de ensino a fim de que os objetivos educacionais sejam atingidos.

Fonte: Divisão de Ensino-EPCAR/fotos: Sargento Domingos.

Leia também:

CRIANÇAS DE BARBACENA SÃO BENEFICIADAS COM BRINQUEDOS ARRECADADOS EM CAMPANHA