Net Rosas Banner Grande
Unimed Banner Grande
BQHost Banner Grande
Aprendiz

Aspecto geral do Centro de Barbacena

Barbacena 228 anos: Publicação Especial- Parte 01- Dados gerais e história

Nesta quarta-feira, 14 de agosto, o município de Barbacena completou 228 anos de emancipação política. Aproveitando a simbologia desta data, onde os leitores naturalmente procuram por informações relacionadas a história do município, e também. por algumas outras curiosidades no que tange a localização, crescimento populacional, dentre outros.. Pensando nisso, o Vertentes das Gerais realizou uma rápida pesquisa no site do IBGE e da Prefeitura de Barbacena, e trouxe alguns dados e informações importantes relacionadas ao município. Veja abaixo:

População estimada (2018)- 136.392 pessoas  (19º posição em MG)

População Censo (2010):- 126.284 pessoas, sendo:

Masculino: 60.162

Feminino : 66.122

Situação domiciliar      

População Urbana:  115.568  e Rural: 10.716

Densidade demográfica: 166,34 hab/km²

Área da unidade territorial -759,186 km²

Divisão territorial:

Em divisão territorial datada de 1999, o município de Barbacena passou a ser constituído de 13 distritos: Barbacena, Colônia Rodrigo Silva, Correia de Almeida, Costas da Mantiqueira, Faria, Padre Brito, Galego, Mantiqueira do Palmital, Senhora das Dores, Pinheiro Grosso, Ponte do Cosme, Ponte Chique do Martelo e São Sebastião dos Torres.

Frota de veículos- 67.622 (22ª posição em MG)

IDH- 0,769 (19ª POSIÇÃO EM MG)

Instituições financeiras: 10 (ano base 2018)

PIB per capita (2016): R$ 18.885,44 R$ (34º posição em MG)

Taxa de Mortalidade Infantil (em 2017): 10,22 -óbitos por mil nascidos vivos (450ª posição em MG).

Localização:

Barbacena está localizada na Serra da Mantiqueira, a 1.135 metros de altitude. Segundo divisões realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, o Minas Gerais assim como demais estados da federação, foram divididos e micro e mesorregiões, e com base nestas divisões, Barbacena está inserida na microrregião de mesmo nome, composta por 12 municípios mineiros, e na mesorregião do Campo das Vertentes, composta por municípios de 36 municípios.

O município é servido pelas seguintes rodovias federais e estaduais: BR-40; BR-265; MG-448; MG-338 e MG-135.

A cidade está estrategicamente localizada a aproximadamente 174 km de distância de Belo Horizonte, Capital do Estado; a 98 km de Juiz de Fora; a 75 km de Conselheiro Lafaiete; a 522 km de São Paulo (SP); a 276 km do Rio de Janeiro(RJ); e a 897 km de Brasília(DF).

 

Conheça um pouco sobre a história de Barbacena

Ainda que sua formação como arraial tenha começado na primeira metade do século XVIII, só em 1791, o então Arraial da Igreja Nova foi separado da Vila de São José Del Rei ( hoje Tiradentes). Em 14 de agosto daquele ano, o Visconde de Barbacena, D. Luís Antônio Furtado de Mendonça, então governador da Capitania de Minas Gerais, promoveu a elevação do arraial à condição de vila e deu a ela o seu próprio título Barbacena. Na fronteira entre Portugal e Espanha há um vilarejo como nome de Barbacena.

Até hoje, a Câmara Municipal primeira sede do governo autônomo da Vila, é a sede do Poder Legislativo. A cidade teve importante participação na Inconfidência ( cinco inconfidentes nasceram ou moravam em seu território, inclusive o traidor Joaquim Silvério dos Reis). Na Revolução Liberal de 1842, com levantes em Sorocaba (SP) e Conselheiro Lafaiete e Barbacena (MG), durante semanas a cidade foi a capital da província pois os revoltosos depuseram o governo em Ouro Preto.

Barbacena, por ser importante rota da Estrada Real,foi visitada pelos dois Imperadores Pedro I e Pedro II, este inclusive deu de presente à cidade um relógio que até hoje está na fachada da Matriz da Piedade, construída a partir de 1730 e marco inaugural do arraial.

Cidade marcada pela política desde o Brasil Colônia, Barbacena foi terra natal de dois Governadores ( Chrispim Bias Fortes e Antônio Carlos Ribeiro de Andrada). A parir de 1930, a conhecida rivalidade entre as famílias entrou para a história do Brasil. Acidade também é fortemente identificada com a Psiquiatria (Hospital Colônia, o maior hospício de Minas por 100 anos), a Imigração Italiana e o cultivo de Rosas. O Museu Municipal da cidade e o Arquivo Histórico guardam peças e documentos raros destes quase 300 anos de história.

O nome

Barbacena é a denominação dada ao Arraial da Igreja Nova, quando de sua emancipação em 14 de agosto de 1791. Era o governador de Minas, Luiz Antônio Furtado do Rio de Mendonça, o Visconde de Barbacena que, em meio ao processo de repressão à Inconfidência Mineira, estava sendo pressionado pela população do Arraial a separá-lo do termo de São João Del-Rei. O nome de Barbacena significa, ‘Cabana de Bárbaros’ e é originário de uma aldeia de bárbaros localizada na atual região de Elvas, cidade portuguesa do Alentejo, que até hoje mantém um pequeno distrito com o mesmo nome. A família nobre que ostentava o titulo de senhores de Barbacena marcou a história brasileira com um Vice-rei, um governador da capitania do Rio de Janeiro, de Minas Gerais – o sexto visconde de Barbacena que deu o seu nome à cidade. O Visconde de Barbacena, apesar de ser visto historicamente no Brasil como o algoz dos Inconfidentes, era um nobre culto, especializado em mineralogia e ciências. De volta a Portugal, fez parte do grupo de nobres que não acompanhou a fuga da Corte Portuguesa, em 1808, quando Napoleão Bonaparte, dominou Portugal. Foi um dos interlocutores para garantir que não haveria ataques à população civil. Foi preso por Napoleão.

Fotos: Januário Basílio.

Leia também:

COLUNA JANUÁRIO BASÍLIO: UM BARBACENENSE APAIXONADO POR SUA TERRA NATAL

BQHost Banner Grande 2